O presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), anunciou nesta quarta-feira (13/08) que a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) destinada a investigar fraudes e irregularidades no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) será oficialmente instalada na próxima semana.

Criada em junho, a comissão ainda não havia sido convocada para iniciar os trabalhos. O comando ficará a cargo do senador Omar Aziz (PSD-AM). Ao todo, o colegiado será formado por 15 senadores e 15 deputados federais, distribuídos proporcionalmente ao tamanho das bancadas partidárias. O relator será escolhido no dia da instalação.

A CPMI foi articulada principalmente por partidos de oposição para investigar pagamentos indevidos de benefícios, fraudes em aposentadorias e supostos desvios de recursos na estrutura do INSS. O ministro da Previdência, Wolney Queiroz, já se colocou à disposição para depor, afirmando que “seria uma honra” prestar esclarecimentos à comissão.

A expectativa é que a CPMI reúna documentos, convoque autoridades e realize audiências públicas para aprofundar as investigações, com prazo inicial de 120 dias, prorrogável por igual período.

Artigo anteriorWilson Lima propõe carta conjunta na COP30 e alerta sobre vetos que afetam a BR-319
Próximo artigoEduardo Braga propõe emenda para destravar licenciamento e acelerar obras na BR-319