Os cravos vermelhos são muito mais do que flores bonitas e vibrantes. As suas pétalas densas e de cor intensa fazem desta flor a escolha certa na hora de oferecer algo especial a alguém. Além disso, em Portugal, os cravos têm uma forte carga simbólica, sendo reconhecidos como a flor da liberdade e dos valores democráticos. Por tudo isto, empresas como a Interflora sabem bem que oferecer ramos de cravos vermelhos é a opção perfeita para os que desejam prestar uma homenagem cheia de significado, tradição e emoção.

O simbolismo dos cravos vermelhos

Em muitos países, o cravo vermelho é tradicionalmente associado ao amor profundo, à admiração e ao respeito pelo outro. Trata-se da flor ideal para expressar sentimentos sinceros e duradouros. Por essa razão, é tantas vezes escolhida para declarar o amor romântico, mas também para homenagear figuras inspiradoras, como mães, professores ou amigos especiais. Neste campo das figuras inspiradoras, incluem-se também personalidades históricas, sendo por isso, uma flor commumente usada em coroas e ramos que se depositam depois, junto a estátuas e monumentos.

Para além do seu simbolismo universal – e como já aqui referimos anteriormente – em Portugal os cravos vermelhos têm uma história particularmente marcante, sendo, por excelência, o símbolo da liberdade e da resistência ao fascismo. E tudo graças à Revolução dos Cravos, a 25 de Abril de 1974. Nessa data histórica, os militares das Forças Armada colocaram cravos vermelhos nos canos das espingardas, em vez de dispararem ou partirem para a violência, pondo fim ao Estado Novo e iniciando a democracia no país. 

Esta imagem marcante não só percorreu o mundo, como transformou esta flor num ícone de paz e de esperança. Desde então, o cravo vermelho passou a representar o amor, mas também valores admiráveis como a coragem, a justiça, a igualdade e a luta pela liberdade.

Por tudo isto, particularmente em Portugal, oferecer um ramo de cravos vermelhos é, de certa forma, uma homenagem à memória coletiva de um povo e aos seus direitos. Os cravos vermelhos lembram-nos como pequenos gestos podem ter um grande impacto nas nossas vidas e nos rumos de uma nação. Por isso, seja para celebrar uma data especial, homenagear alguém que marcou a sua vida, ou simplesmente para surpreender alguém, um cravo vermelho é sempre uma escolha certeira.


Porquê oferecer cravos?

Para além do seu simbolismo, há outras vantagens em oferecer cravos. Desde logo, são flores bastante resistentes, mantendo-se frescas durante vários dias. Além disso, conservam uma aparência elegante, mesmo após algum tempo na água. Outra vantagem é que podem ser facilmente combinados com outras cores ou flores – e, claro, mesmo que se ofereça apenas um, continua a ser um gesto bonito e marcante. Por último, considere o preço, uma vez que comparando com flores como as rosas ou as orquídeas, os cravos tendem a ser opções mais económicas.

Como vê, se procura inspiração para um presente floral cheio de simbolismo, tradição e beleza, o cravo vermelho é uma aposta segura. É sempre uma flor que emociona, transmitindo muito mais do que palavras.

Artigo anteriorCaso Bruno Henrique: contas em bets foram criadas na véspera de jogo
Próximo artigoEx de Marcello Novaes diz que namoro acabou após preenchimento no bumbum