A Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Luzia e a Creche Municipal Magdalena Arce Daou, localizadas no bairro Santa Luzia, zona Sul, estabeleceram parceria para beneficiar 270 crianças, de 1 a 5 anos. O trabalho vem sendo desenvolvido desde que a creche foi inaugurada em 2013 e envolve ações de prevenção e promoção à saúde, promovidas pelas secretarias municipais de Saúde (Semsa) e Educação (Semed).

“A parceria tem permitido integrar as ações em saúde e garantir acesso aos serviços disponíveis na rede municipal, não somente para os alunos, mas também para as famílias das crianças e funcionários da creche”, destacou o secretário municipal de Saúde, Homero Miranda Leão Neto.

A UBS organiza ações de imunização para as crianças a cada trimestre, mantendo a atualização vacinal, oferece o acesso a exames de rotina semestralmente, consultas com pediatra, administração da vitamina A para evitar problemas como anemia, além de consultas clínicas para o corpo docente. Os profissionais da UBS participam também de todas as reuniões de pais, abordando temas como Saúde do Homem e Saúde da Mulher ou informando sobre o funcionamento da unidade de saúde.

“O objetivo é trabalhar uma linha de cuidado integral à saúde das crianças, garantindo o acesso através da prevenção às doenças e buscando reduzir a mortalidade infantil e prevenir obesidade, desnutrição, anemias e outros problemas de saúde. Com as crianças realizando exames a cada seis meses, é possível identificar de forma precoce os problemas de saúde e evitar o agravamento das doenças”, reforçou Rita de Lima Barroso, diretora da UBS Santa Luzia.

Inclusão

O planejamento das ações de saúde é construído de forma coletiva com a participação de pais e professores, de acordo com a necessidade do público-alvo atendido na creche, que também trabalha com o projeto Portas Abertas para a Inclusão – Educação Física Inclusiva, do Instituto Rodrigo Mendes, de São Paulo.

A creche atende 21 crianças que apresentam laudos com necessidades diversas, incluindo autismo, macrocefalia e má formação óssea. “Nesses casos, a UBS oferece ajuda no sentido de encaminhar e garantir o acesso das crianças aos serviços com profissionais especializados, com o atendimento médico e de enfermagem, orientações em saúde e o apoio do serviço social na orientação sobre os direitos e benefícios disponíveis”, informou a Rita Barroso.

Projeto

Na manhã desta terça-feira, dia 6, a creche recebeu uma equipe do Instituto Rodrigo Mendes, que atua em 15 municípios do Brasil, para filmar as ações do projeto Portas Abertas para a Inclusão – Educação Física Inclusiva na Creche Municipal Magdalena Arce Daou.

A gestora Luciene Costa de Paula explicou que a experiência desenvolvida na creche para a inclusão de crianças com necessidades especiais executa atividades físicas utilizando técnicas circenses. “O trabalho envolve todos os alunos, de um a cinco anos de idade, que participam das atividades de acordo com o condicionamento de cada uma”, destacou Luciene de Paula.

Para a professora Samanta Jaime Souza, que tem um filho de um ano matriculado na creche que apresenta problemas de desenvolvimento motor, os serviços em saúde oferecidos na instituição permitem uma maior tranquilidade para todos os pais no que se refere aos cuidados com as crianças. “O projeto envolvendo as técnicas circenses já ajudou no desenvolvimento motor do meu filho. E a parceria com a UBS Santa Luzia e outras instituições deixa os pais mais tranquilos. A UBS faz o acompanhamento em saúde, identifica cedo os problemas e faz o encaminhamento necessário”, explicou a professora.

Artigo anteriorNovo sistema vai garantir mais agilidade na elaboração de cálculos trabalhistas no TRT 11ª
Próximo artigoPreço da cesta básica cai em 13 das 18 capitais pesquisadas pelo Dieese