O deputado Cristiano D’Angelo (MDB) entregou placas de moção de parabenização a seis pessoas representantes das áreas da saúde mental e direitos das pessoas com deficiência no Amazonas. A solenidade aconteceu na manhã desta terça-feira (25), durante uma Cessão de Tempo intitulada “Abril pro Autismo” no plenário Ruy Araújo na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
Em sensibilidade à pauta, Cristiano reconhece a necessidade das famílias e se dispõe a lutar por mais suporte ao tratamento de pacientes. “Essa causa também é nossa, queremos ajudar, nossa equipe está sempre a postos para contribuir principalmente no combate ao preconceito e dando visibilidade a essa questão tão importante para a saúde mental das pessoas”, acrescenta.
Em seu breve discurso, a médica psiquiatra Silvia Batista Nery ressaltou a necessidade de políticas públicas para melhorar a vida de PCD’s e citou dados estatísticos sobre a situação da saúde mental dos brasileiros. “Temos no Brasil 1,6 milhões de pessoas sofrendo com esquizofrenia, seis milhões de pessoas com transtorno bipolar, 18 milhões de ansiosos, 12 milhões de depressivos, o maior índice da América Latina entre outros casos subnotificados que não temos dados do país”, acrescentou.
A psicóloga Julie Amaral relatou as dificuldades enfrentadas por mães de crianças portadoras de TEA no Amazonas. “Tanto políticos, quanto entidades de apoio à causa e as mães precisamos dar as nossas mãos, unir nossas forças para promover mais suporte às famílias e profissionais multidisciplinares”, explica.
A Dra. Lívia Vianez que é médica pediatra especialista em Neurologia Infantil e Neurofisiologia contextualizou os principais problemas das crianças com comportamentos diferenciados e até lentidão no desenvolvimento e aprendizado. “O diagnóstico precoce é essencial para tratamento de pacientes com transtorno do espectro autista e suas principais comorbidades, déficit intelectual, epilepsia, TDAH entre outras condições”, comentou.
Representando os direitos das pessoas com deficiência, estavam os advogados Bento Moreira Lima que é presidente da Comissão de Proteção aos Direitos das Pessoas Com Deficiências na OAB do Amazonas e o advogado Wilkens Figueiredo presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência do Amazonas.
Os homenageados pelo deputado Cristiano D’Angelo são:
Dra. Julie Almeida do Amaral – Psicóloga especialista em terapia cognitivo comportamental
Dra. Livia Maria Vianez médica pediatra especialista em Neurologia Infantil e Neurofisiologia
Dra. Silvia Batista Nery – Médica psiquiatra em Manaus e Manacapuru
Dr. Bento Moreira Lima – Presidente da Comissão de Proteção aos Direitos das Pessoas Com Deficiência da Ordem dos Advogados do Amazonas
Dr. Wilkens de Lima Figueiredo – Presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência do Amazonas.