Foto: Sandro Hiroshi

Visando o reconhecimento e oficializando a importância cultural e turística do Festival Folclórico do município de Manacapuru (distante a 68 quilômetros de Manaus), o deputado Cristiano D’Angelo (MDB) propôs o Projeto de Lei nº 225/2023 para incluir no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Amazonas, o Festival Folclórico realizado no município.

O Festival Folclórico de Manacapuru é um evento tradicional que celebra as manifestações culturais e folclóricas do município e da região amazônica, realizado anualmente, no primeiro fim de semana do mês de julho.

Este ano, o evento chega à sua 23ª edição, promovido pela Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), antecedendo o aniversário de Manacapuru, no dia 16 de julho, que comemora o os 92 anos do município. A programação terá danças, músicas, comidas típicas, artesanato local e diversas outras manifestações culturais, celebrando a rica herança cultural da região.

Segundo Cristiano D’Angelo, o festival é uma das maiores atrações turísticas do município, contribuindo para a manutenção das tradições locais. O evento promove o aumento da demanda por serviços turísticos e aquece o comércio local. Dessa forma, a inclusão do Festival Folclórico de Manacapuru no Calendário Oficial de Eventos do Estado visa assegurar a sua continuidade e valorização, além de promover o turismo e a economia local, afirmou o parlamentar.

O PL, segundo o parlamentar, aumentará a visibilidade do evento em âmbito estadual e nacional, permitindo maior acesso a recursos e apoio logístico do governo estadual. Além de contribuir para a preservação da cultura local, atraindo um público maior e estimulando o desenvolvimento econômico da região.

“A aprovação deste projeto demonstrará um compromisso com a valorização e preservação do patrimônio cultural dos municípios do Amazonas, promovendo a diversidade cultural e fomentando o desenvolvimento local através do turismo e da cultura”, finalizou Cristiano D’Angelo.

Artigo anteriorPropostas Legislativas de proteção à infância entram em tramitação na Assembleia Legislativa do Amazonas
Próximo artigoDeputado Mário César Filho propõe CPI contra plano de saúde Hapvida