O ex-prefeito de Urucará, Taumaturgo Caldas Coelho, preso em flagrante em maio de 2021, pelo crime de estupro contra um adolescente de 13 anos no município de São Sebastião do Uatumã, perdeu no dia 8 deste mês o direito de exercer a profissão de médico.

Taumaturgo teve o registro cassado por unanimidade.

De acordo com o acórdão da sessão de julgamento, Taumaturgo foi condenado por infração dos artigos 23 (Tratar o ser humano sem civilidade ou consideração, desrespeitar sua dignidade ou discriminá-lo de qualquer forma ou sob qualquer pretexto), 30 (Usar da profissão para corromper costumes, cometer ou favorecer crime) e 38 (Desrespeitar o pudor de qualquer pessoa sob seus
cuidados profissionais) do Código de Ética Médica.

Taumaturgo foi denunciado por Maria Auxilidora Andrade dos Santos, que é mãe do adolescente violentado. O ex-prefeito e ex-médico é reincidente na prática de assédio havia pelo menos 30 anos, segundo informação de 2021 do delegado Aldiney Nogueira à época titular do 38º DIP.

Para entender

0 adolescente relatou que foi ao hospital do município devido a uma dor no estômago e foi atendido por Antônio Taumaturgo.

O médico tria receitado alguns medicamentos que estariam disponíveis em um quarto de hotel onde ele estava hospedado onde foi abusado por volta de 13h46.

Taumaturgo negou a prática do crime, mas o exame de conjunção realizado no adolescente confirmou o abuso.

A Polícia Civil informou que o adolescente recebeu apoio psicológico e social por parte de psicólogos, assistentes sociais e conselheiros tutelares. O médico foi autuado em flagrante por estupro e permanecerá custodiado na carceragem da unidade policial, à disposição da Justiça.

O médico também atuava no hospital do município de Itapiranga. Taumaturgo foi prefeito de Urucará entre os anos de 2004 e 2008.

Em novembro de 2010, ele foi condenado por improbidade administrativa em denúncia do MPF envolvendo dinheiro do Programa de apoio ao Transporte Escolar e teve os direitos políticos suspensos por 8 anos.

Confira

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab
Artigo anteriorVeja nova data do sorteio das oitavas de final da Copa do Brasil
Próximo artigoRisco de demência é maior entre pessoas que têm pesadelos frequentes na meia-idade, mostra estudo