
Depois de três meses de espera, a Copa do Brasil está de volta. Os finalistas da “mais democrática” começam a ser definidos nesta quarta-feira (10), com Cruzeiro e Corinthians medindo forças em uma das chaves.
O encontro de gigantes coloca frente à frente times que tiveram um 2025 de altos e baixos, mas que chegam à eliminatória em momentos diferentes.
A Raposa tenta manter a boa fase após cumprir seu objetivo na Série A do Campeonato Brasileiro, enquanto o Timão busca dar uma resposta ao torcedor por conta de atuações desanimadoras nas últimas semanas.
Os caminhos na Copa do Brasil
Ambos os times fazem grandes campanhas na Copa do Brasil e são os únicos que ainda não foram vazados no torneio.
O desempenho do Corinthians é impecável. O time tem 100% de aproveitamento, com seis vitórias em seis jogos. As vítimas foram Novorizontino e Athletico-PR, além do arquirrival Palmeiras.
Assim como o Timão, o Cruzeiro também eliminou seu maior adversário ao superar o Atlético-MG na semifinal. CRB e Vila Nova-GO também sucumbiram à força celeste.
Ao todo, a equipe de Leonardo Jardim tem cinco vitórias e um empate nas seis partidas.
Desfalques, novidades e fase: como chega o Cruzeiro
O Cruzeiro não tem grandes desfalques para o jogo. Desta forma, Leonardo Jardim pode escalar o “time ideal” que vem sendo repetido nos últimos meses.
As baixas são Fagner, que pertence ao Timão, Wanderson, suspenso e na transição física, e Marquinhos, que se recupera de grave lesão no joelho.
Classificado à Copa Libertadores de 2026 via Campeonato Brasileiro, a Raposa usou as últimas rodadas do Brasileirão como forma de preparação para a Copa do Brasil. A última vitória foi justamente contra o Corinthians, no dia 23 de novembro, por 3 a 0.
Desfalques, novidades e fase: como chega o Corinthians
Para o duelo, o Timão conta com os retornos do meia Rodrigo Garro e do atacante Yuri Alberto, recuperados de problemas físicos.
O volante Raniele preocupa a comissão técnica por conta de dores no tornozelo, mas viajou com o grupo para Belo Horizonte.
O Corinthians vive um momento de oscilação na temporada. A equipe terminou o Campeonato Brasileiro em baixa, na 13ª colocação, com 47 pontos.
O Timão não vence há quatro compromissos, com dois empates e duas derrotas. O último triunfo foi contra o São Paulo, por 3 a 1, no dia 20 de novembro.
Duelos à parte
O jogo marca duelos individuais interessantes entre grandes nomes do futebol nacional. No gol, a disputa é entre Cássio, ídolo do Corinthians e segurança para o Cruzeiro, e Hugo Souza, que assumiu o papel de sucessor do “Gigante” no Timão.
Há também uma grande disputa entre camisas 10. De um lado, o badalado Memphis Depay, esperança de decisão para o Alvinegro. Do outro, o maestro Matheus Pereira, embalado pelo ótimo Brasileirão que fez.
O ataque também é um ponto de atenção. Revelados pelo Santos, Yuri Alberto e Kaio Jorge são os responsáveis por levar perigo ao adversário. O corinthiano tem 18 gols no ano, enquanto o Cruzeiro já foi às redes 26 vezes.
Mineirão lotado
O Mineirão estará lotado para a partida. Todos os ingressos disponíveis à torcida celeste foram vendidos em menos de 24 horas. A expectativa de público é de 60 mil pessoas.
Jogo de volta marcado
A partida de volta será no domingo (14), às 18h (de Brasília), na Neo Química Arena, em São Paulo.
Com informações de CNN Brasil.










