Vinícius Schmidt/Metrópoles

Encomendada pela Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo, a pesquisa Datafolha revelou que 53% dos eleitores mudaram de comportamento nas redes sociais para evitar brigas diante da proximidade do período eleitoral. O estudo foi divulgado nesta sexta-feira (30/9), a dois dias do primeiro turno das eleições.

Entre os eleitores do melhor colocado nas pesquisas de intenção de voto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 57% disseram que adaptaram hábitos.

Enquanto isso, 46% dos que declaram voto no presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmaram que mudaram de comportamento nas redes.

Os índices são os mesmos que os encontrados no levantamento anterior, divulgado em 31 de julho.

O Datafolha apresentou três situações vividas entre quem tem redes sociais:

  • Você já deixou de comentar ou compartilhar alguma coisa sobre política em grupo de Whatsapp para evitar discussões com amigos ou familiares? Nesse questionamento, 44% responderam que deixaram de falar sobre política (eram 43% em julho).
  • Você já deixou de publicar ou compartilhar alguma coisa sobre política nas suas redes sociais para evitar discussões com amigos ou familiares? Já na segunda questão, 42% responderam que sim (eram 41%).
  • Você já saiu de algum grupo de Whatsapp para evitar discussões políticas com amigos ou familiares? 15% dos entrevistados responderam que já saíram de grupos (eram 19%).

As redes sociais levadas em conta na pesquisa foram o Facebook, Instagram, Tik Tok e Twitter. Além dos aplicativos de mensagens instantâneas, WhatsApp e Telegram.

A pesquisa ouviu 6,8 mil pessoas, entre 27 e 29 de setembro, em 332 municípios do país. A pesquisa está registrada no TSE com o nº BR-09479/2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%

(Metrópoles)

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