O prefeito David Almeida anunciou nesta quarta-feira, 12, o início da implantação do sistema de reconhecimento facial para identificação de pessoas procuradas pela Justiça e desaparecidas.

De acordo com o prefeito, o sistema será implementado dentro das normas legais vigentes, garantindo que os direitos dos cidadãos sejam preservados e que haverá mecanismos de controle e níveis elevados de confiabilidade para abordagem de suspeitos, minimizando falhas e prevenindo possíveis injustiças.

Segundo o prefeito, a tecnologia será implementada em parceria com a iniciativa privada e moradores com suporte do Centro de Cooperação da Cidade (CCC). O projeto vai permitir que câmeras de segurança de condomínios, comércios e estabelecimentos possam integrar o sistema, ampliando a rede de monitoramento da cidade.

David Almeida informou, ainda, que a prefeitura solicitou à Secretaria Nacional de Segurança, do Ministério da Justiça e Segurança Pública acesso ao Banco de Dados de Procurados pela Justiça.

A tecnologia de reconhecimento facial funciona por meio da análise de características físicas únicas dos indivíduos, permitindo a rápida identificação de pessoas de interesse das autoridades.

No contexto da segurança pública, essa ferramenta tem sido utilizada em diversas cidades para localizar criminosos e encontrar pessoas desaparecidas.

Artigo anteriorIbama esclarece resgate e cuidados com a onça-pintada Golias, transferida de Santo Antônio do Içá para Manaus
Próximo artigoCorinthians é o time da Série A com mais vitórias e melhor aproveitamento em 2025