O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), denunciou nesta sexta-feira, 22, à Polícia Federal, os autores de suposta fake news com uso de inteligência artificial divulgada nas redes sociais.

Em entrevista coletiva, David Almeida teria os autores do ataque virtual teriam usado a inteligência artificial para gerar um áudio em que aparece vociferando contra professores do município.

Na montagem, o prefeito chama os professores de “vagabundos” que “querem um dinheirinho de mão beijada”.

“Isso é um crime contra a honra e uma tentativa de prejudicar a minha imagem e a imagem do meu governo. Eu não vou deixar isso impune”, declarou Almeida.

O ataque virtual contra o prefeito de Manaus é o primeiro caso registrado no Brasil que usa inteligência artificial para manipular vozes.

Especialistas em segurança digital alertam que o uso de inteligência artificial pode ser usado para produzir fake news e outros ataques virtuais com o objetivo de influenciar o resultado das eleições.

PF identificou suspeitos

O superintendente da Polícia Federal, Umberto Ramos, afirmou nesta sexta-feira que já foram identificados dois suspeitos pela montagem e disseminação de um áudio no qual no David Almeida, chama professores que cobram o abono do Fundeb de vagabundos.

Umberto Ramos, disse que a investigação tem a previsão de durar de dois a três meses, visto que a investigação preliminar já foi iniciada.

O superintendente da Polícia Federal no Amazonas, Umberto Ramos disse que a investigação tem a previsão de durar de 2 a 3 meses

O delegado federal, Rafael Grummt, informou que a apuração preliminar encontrou alguns responsáveis pela produção do áudio, sem citar nomes.

“Nós já fizemos análises preliminares, mas queremos deixar a mensagem principal: não existe anonimato e aqueles que se utilizam desses artifícios com objetivos de ofensa pessoal ou com objetivos eleitorais serão identificados e punidos”, afirmou o delegado.

Artigo anteriorEnvenenamento: “Acabou minha vida”, diz suspeita de matar mãe e filho
Próximo artigoPrimeiro ano do governo Lula transferiu para o Amazonas R$ 26,47 bilhões entre recursos para estado, prefeituras e cidadãos