O governador interino David Almeida (PSD), entregou no dia 7 deste mês 50 viaturas e 2 helicópteros para reforçar o patrulhamento ostensivo dos órgãos de segurança na capital e no interior do Estado do Amazonas. Mas na manhã deste sábado, um leitor do Fato Amazônico encaminhou ao site uma fotografia onde mostra policiais militares empurrando uma viatura em plena luz do dia na Zona Norte de Manaus.
Foram entregues 30 viaturas nos modelos pickups S10, e 20 Duster Oroch. Somadas às 41 viaturas que foram entregues em maio, pelo governo, completa a renovação de 91 carros da frota da Polícia Militar, de acordo com a administração do governador interino, dando maior agilidade e eficiência nas ações de policiamento ostensivo na capital, mas como David Almeida, o comandante geral da Polícia Militar, coronel David Brandão ou o secretário de Segurança, Sérgio Fontes, podem explicar a população a cena da fotografia ?
Não trata-se apenas de empurrar a viatura, mas as condições dos pneus do veículo (chamados popularmente de carecas) demonstram que estão completamente sem a mínima condição de trafegar nas ruas da cidade, principalmente em uma perseguição a bandidos.
O pneu é considerado “careca”, segundo a Resolução 558/80 do Código Nacional de Trânsito, quando os “ressaltos” de borracha vistos de dentro dos sulcos atingem o tamanho de 0,6mm. Quando está chovendo, essa falta de profundidade dentro dos sulcos compromete o escoamento da água que fica entre o piso e o pneu, o que pode provocar a aquaplanagem e a perda de controle da direção.
Pneu careca não tem aderência e em estradas de terra, corre risco de derrapar, se estiver com chuva, ainda é possível a roda entrar em um buraco e você não conseguir sair. E ainda trava com facilidade, o que dificulta a direção defensiva, além de grandes chances do pneu estourar devido a falta de proteção, colocando em risco a vida dos policiais na viatura.