O prefeito de Manaus, David Almeida, marcou presença no primeiro dia oficial da COP30, em Belém (PA), participando do painel “Aliança pela Amazônia Urbana”. No debate, David defendeu uma governança federativa mais efetiva entre União, Estados e municípios, lembrando que é nas cidades onde “os impactos da crise climática se materializam”. O prefeito destacou as grandes cheias de 2021 e as secas históricas de 2023 e 2024 como exemplos da urgência por financiamento climático e ações estruturantes.

Suframa reage com firmeza

A Suframa reagiu com veemência às críticas contra a Zona Franca de Manaus, publicadas em artigo nacional, e rebateu ponto a ponto os argumentos de que o modelo seria “poluente”. A autarquia destacou que a ZFM é um instrumento de preservação da floresta, responsável por cerca de 500 mil empregos e por manter 97% do território amazonense preservado. A nota também lembrou que o Amazonas recolhe mais impostos federais do que recebe em transferências, e que o modelo é essencial para sustentar a bioeconomia.

Justiça premia boas práticas fundiárias

Sob condução do corregedor-geral José Hamilton Saraiva dos Santos, o Tribunal de Justiça do Amazonas realizou a solenidade do Prêmio Solo Seguro TJAM 2025 e do III Prêmio de Qualidade dos Cartórios Extrajudiciais. O evento, no Palácio Rio Negro, reconheceu autoridades, cartórios e servidores que se destacaram em ações de regularização fundiária e boas práticas em registros públicos.

PIM bate recorde histórico

O Polo Industrial de Manaus (PIM) registrou em setembro o maior faturamento mensal de sua história, atingindo R$ 20,07 bilhões. O acumulado do ano chegou a R$ 167,94 bilhões, com crescimento de 10,45% em relação a 2024. A média de empregos também subiu, com 131 mil trabalhadores diretos e indiretos.

Defensoria na COP30

A Defensoria Pública do Estado (DPE-AM) iniciou sua participação na COP30 com destaque na Green Zone, em Belém. O defensor público-geral Rafael Barbosa abriu o painel da instituição apresentando as ações da DPE-AM no interior do estado, incluindo o emblemático Casamento Coletivo de Benjamin Constant, que formalizou mais de 400 uniões.

Arte pela floresta

A Rede Bioamazônia inaugurou a exposição “Amazônia a olhos vistos” na COP30. A mostra, com curadoria de João Valsecchi do Amaral e Miguel Monteiro, ambos do Instituto Mamirauá, reúne imagens captadas por fotógrafos de cinco países amazônicos, revelando a beleza e as ameaças que pairam sobre o bioma. “Todos podemos observar as mudanças que a Amazônia sofre a olhos vistos”, destacam os curadores.

Capacitação com propósito

Após alcançar mais de dois mil estudantes, o projeto Divertidamente Amazônia volta-se agora aos professores da rede pública. No dia 14 de novembro, será realizado o 1º Workshop de Inteligência Emocional da Região Norte, no Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT), com 80 educadores. A ação, liderada por Bellmond Viga e apoiada pelo Grupo Samel, reforça o compromisso com a educação socioemocional e o bem-estar docente.

Marinho defende o fim da escala 6×1

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, afirmou que o modelo de jornada 6×1 é incompatível com a vida moderna e defendeu “pelo menos dois dias consecutivos de descanso” para os trabalhadores. Ele enfatizou a necessidade de fortalecer os sindicatos e disse que a revisão da jornada deve ser fruto da negociação coletiva.

Artigo anteriorZidane indica próximos passos como treinador após pausa de 4 anos
Próximo artigoVivi Noronha anuncia fim de casamento com MC Poze do Rodo