Fotos: Pedrina Barros

Com um olhar no carnaval de 2025, a Escola de Samba Sem Compromisso já está cantando o samba que vai levar para o desfile no sambódromo. Em uma disputa acirrada, o cantor e baluarte da cultura amazonense sobretudo do festival folclórico Parintins David Assayag é um dos compositores do samba de enredo que venceu o concurso “Anibal Beça”, promovido pela escola.

Além de David, outro artista também faz parte da ala de compositores, o professor de capoeira Lucas Buda, famoso pela sua participação no reality show Big Brother Brasil da Rede Globo. O carioca está cada vez mais envolvido com o movimento cultural do Amazonas. Este ano, esteve no festival de Parintins, no festival de cirandas em Manacapuru e agora entra no cenário do carnaval manauara. “Ser carioca e escrever um samba numa escola tradicional de Manaus como é a Sem Compromisso é a forma que eu encontrei de retribuir um pouco o carinho que o povo manauara tem tido por mim” destacou Buda.

Com o intuito de divulgar a Escola Sem Compromisso, Buda tem usado suas redes sociais para demonstrar todo o carinho para com as cores amarelo e preto que simbolizam o Pavilhão da agremiação da Zona Norte de Manaus.
Além de David Assayag e do ex-BBB Lucas Buda a Ala dos Compositores da Sem Compromissos os sambistas: Nilsandro, Harlen, Ketlen Mayara, Leonardo Bessa, Gildo Barros, Diego Percussa, James 7 Cordas e Fabíola Corrêa também fazem parte do grupo compositores do samba.

Carnaval e Preservação da Amazônia

A Escola de Samba Sem Compromisso vai levar para o próximo carnaval o enredo: “Sumaúma, a guardiã da Amazônia” que vai abordar o sincretismo religioso indígena por trás da lenda da árvore e levantando a bandeira da preservação da floresta amazônica. “Estamos com um tema forte, vemos que nosso estado está se acabando com queimadas, fumaça e estiagem, a Sem Compromisso vem para ser essa voz, para fazer um apelo, olhar pela nossa mata” enfatizou Andrew Lobo, presidente da agremiação.

Artigo anteriorPresidente Lula teve traumatismo craniano, mas está bem, diz médico Roberto Kalil