Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Para reconhecer a dedicação e o trabalho desenvolvido no dia a dia da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), da Polícia Civil, a deputada estadual Débora Menezes (PL) realizou Sessão Especial para homenagear os profissionais, nesta quinta-feira (19/12), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), zona Centro-Sul de Manaus. Ao todo, 80 profissionais, entre servidores efetivos, estagiários e terceirizados que atuam na unidade policial receberam certificados.

Para Débora Menezes, a sessão foi um momento de agradecer por todo comprometimento, dedicação e o equilíbrio emocional por atuarem em uma das delegacias mais complexas e ser um braço da Polícia Civil, por receberem relatos de todos os tipos de violências, exploração e outras graves violações dos direitos das crianças e adolescentes.

“Este trabalho exige um preparo contínuo. Não há como não se envolver emocionalmente diante de tantas histórias de dor e sofrimento. Afinal, somos todos seres humanos, temos famílias e nos sensibilizamos com o sofrimento alheio. Por isso, a realização dessa Sessão Especial é uma forma de dizer muito obrigada a cada servidor da Depca. Agradecemos por todo o esforço, empenho e dedicação de todos vocês, que elevaram o nível de atendimento da delegacia e conquistaram a credibilidade que ela tem hoje na sociedade”, destacou a parlamentar.

A titular da Depca, Juliana Tuma, fez questão de exaltar cada profissional que atua na delegacia. “Todas as pessoas que, de alguma forma, contribuem para o funcionamento da delegacia, desde o profissional que realiza a limpeza e a recepção até aqueles que atuam diretamente na linha de frente, realizando investigações e prendendo os malfeitores merecem esse reconhecimento. A união de esforços é o caminho e essa homenagem é um símbolo de que estamos no caminho certo para garantir o cumprimento dos direitos da criança e do adolescente”, reforçou.

Depca

A Depca é uma unidade policial que desempenha um papel importante na proteção de crianças e adolescentes, pois além de investigar crimes de violência sexual e doméstica, realiza ações de prevenção, apura crimes como lesão corporal grave, pedofilia, tortura, entre outros, e responsabiliza os envolvidos em atos infracionais

“Sabemos que o Amazonas tem características regionais específicas, com desafios ligados ao isolamento geográfico e à vulnerabilidade social. E o papel da delegacia se torna ainda mais relevante, principalmente no enfrentamento do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes, que frequentemente estão associados a crimes como o tráfico de pessoas, segundo relatos”, comentou o delegado geral, Bruno Fragas.

Ele reforçou ainda que a Depca vivencia uma batalha histórica no combate à violência infantojuvenil, mas que a atuação dos servidores tem feito a diferença para alcançar números tão expressivos.

“Para se ter uma ideia desse comprometimento, somente a Depca realizou 96 prisões durante a Operação Hagnus, ocorrida no mês de novembro, enquanto o Estado de São Paulo realizou praticamente o mesmo número neste período. Esse reconhecimento é muito simbólico e o Estado do Amazonas tem se tornado referência no combate aos crimes sexuais”, destacou.

Participaram na homenagem promotores de Justiça, Sindicato dos Servidores da Polícia Civil, Conselheiro Tutelares e a representante do Lar Batista Janell Dolly.

Artigo anteriorRecuperaFone: SSP-AM aguarda proprietários de 264 celulares nesta sexta-feira
Próximo artigoDeputada Mayra Dias reforça a saúde de Parintins com entrega de materiais e insumos provenientes de emenda parlamentar