Plínio Valério (PSDB), Eduardo Braga (MDB) e Omar Aziz (PSD), senadores do Amazonas, estão divididos sobre o impeachment do ministro Alexandre de Moraes. Plínio é favorável, Braga está indefinido e Aziz é contra a destituição do magistrado do STF

O debate sobre o impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes ganhou força no Senado Federal após sanções impostas ao magistrado pelo governo dos Estados Unidos. Segundo dados do site votossenadores.com.br, o placar atual indica um Senado dividido: 34 senadores são favoráveis à abertura do processo, 19 se posicionam contra e 28 permanecem indefinidos.

Entre os parlamentares do Amazonas, a votação também está longe de ser unânime. Os três senadores do estado assumem posições diferentes diante do tema:

  • Plínio Valério (PSDB-AM) declarou-se a favor do impeachment de Moraes.
  • Omar Aziz (PSD-AM) é contrário à destituição do ministro.
  • Eduardo Braga (MDB-AM) ainda não definiu sua posição, integrando o grupo de senadores indecisos.

A contagem considera as posições públicas já registradas pelos parlamentares e também os dados compilados pelo site que acompanha o comportamento dos senadores sobre o tema.

De acordo com a Constituição Federal, cabe exclusivamente ao presidente do Senado Federal dar seguimento ou arquivar pedidos de impeachment de ministros do STF. Caso avance, o processo só poderá ser aprovado com o voto de dois terços dos senadores, o equivalente a 54 dos 81 parlamentares da Casa.

Artigo anteriorAto bolsonarista: USP calcula que 37,6 mil foram à Paulista
Próximo artigoEduardo Braga se reúne com prefeitos do interior e reforça apoio a demandas prioritárias do Amazonas