A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) participou, nesta quinta-feira (9) , da cerimônia que marca o início da nova gestão administrativa do Poder Judiciário Estadual. A solenidade de posse do presidente Jomar Ricardo Saunders Fernandes, do vice-presidente Airton Luís Corrêa Gentil e do corregedor-geral do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM) José Hamilton Saraiva dos Santos, aconteceu no Teatro Amazonas, no Centro de Manaus. A nova diretoria atuará no biênio 2025/2026.
A 1ª Subdefensora Pública do Estado, Karoline Santos, prestigiou a cerimônia e ressaltou a importância da instituição em prol da população vulnerável.
“Desejamos muito sucesso aos empossados, e que possam realizar um excelente trabalho em favor dos jurisdicionados do Amazonas, que é também o nosso interesse. O TJAM é um parceiro em iniciativas que levam o acesso à justiça àqueles que mais necessitam. Então, estamos dando início a mais um ciclo de parcerias e atividades em conjunto e desejamos novamente muito sucesso”,
Durante a solenidade, foram destacadas as ações promovidas pelo TJAM, como a Semana Nacional do Registro Civil, com a campanha “Registre-se”, e a Semana de Regulação Fundiária, com a iniciativa “Solo Seguro”. Ambas contaram com a participação ativa da Defensoria Pública do Amazonas.
O novo presidente do Tribunal de Justiça, Jomar Ricardo Saunders Fernandes falou sobre os desafios e contribuições durante sua atuação nas comarcas do interior e varas da capital que o auxiliarão nas atividades futuras.
“Estaremos em conformidade com todas as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), não apenas oferecendo jurisdição, mas também promovendo o resgate da cidadania do povo amazonense, especialmente daqueles que mais necessitam. Todas essas iniciativas têm como objetivo a recuperação dos direitos constitucionais fundamentais, com destaque para as minorias, os vulneráveis e os excluídos”.
Na mesa de autoridades formada para a cerimônia estavam a desembargadora Nélia Caminha Jorge, então presidente do TJAM; a procuradora-geral de Justiça por substituição legal, Anabel Vitória Mendonça de Souza; o governador do Amazonas, Wilson Miranda Lima; os ministros do STJ, Mauro Campbell Marques, corregedor nacional de Justiça, e ministro do STJ, Reynaldo Soares da Fonseca; a ministra, Maria Elizabeth Rocha, eleita para a Presidência do Superior Tribunal Militar; desembargadores do TJAM; membros de outros tribunais do País e autoridades militares e civis. Também participaram da solenidade demais magistrados e servidores do Tribunal de Justiça do Amazonas.
A desembargadora Nélia Caminha Jorge fez seu discurso de despedida afirmando que teve a honra e a responsabilidade de exercer a Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas e que se despede da função com a certeza do dever cumprido.
“Deixo a presidência do TJAM com o coração repleto de esperança. Tenho plena confiança na competência e no compromisso de quem dará continuidade a este trabalho, e estou certa de que a nova gestão seguirá avançando no caminho da inovação e da eficiência. Embora me despeça da presidência, continuo firme como servidora da Justiça e da sociedade. Reafirmo meu compromisso com o povo do Amazonas”, afirmou a desembargadora Nélia Caminha Jorge.