O consumidor precisa ficar atento ao comprar carne de boi, porco ou frango em açougues da cidade. Isso porque, em alguns casos, o estabelecimento comercializa carnes vindas de abatedouros clandestinos, imprópria para o consumo humano.

Em março, a Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor (Decon), da Polícia Civil, realizou uma operação denominada ‘Abatedouro do Mal’, em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf), em que um abatedouro clandestino na rodovia AM-010 foi fechado após denúncia, e a proprietária autuada por crime contra a relação de consumo e maus tratos aos animais.

No local, que funcionava sem autorização dos órgãos de Vigilância Sanitária, os policiais da Decon encontraram dezenas de aves sendo abatidas e comercializadas de forma inadequada, além de outras dezenas, ainda vivas, presas em caixas impróprias, sem condição de bem-estar para os animais.

Em virtude desse e de outros episódios, o delegado titular da especializada, Eduardo Paixão, faz um alerta aos consumidores, principalmente àqueles que costumam comprar carnes em açougues menores. “Cuidado com o preço baixo nos pequenos mercados no interior, estradas e bairros, porque o preço abaixo da média nem sempre vem atrelado à qualidade da carne”, enfatizou.

O delegado ressalta ainda que, se o consumidor desejar comprar de produtores menores, que busque referências entre conhecidos e pessoas que já consomem aquela carne, para que não corra o risco de comprar alimentos que causem algum tipo de prejuízo a saúde.

A Decon fica localizada na sede do 24º Distrito Integrado de Polícia (DIP), na rua Lima Bacuri, 504, Centro. A delegacia funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O telefone para contato é 3214-2264.

Artigo anteriorCaprichoso paga colaboradores e recebe contêiner da China
Próximo artigoReforma da Previdência tem pontos “natimortos”, avalia deputado Marcelo Ramos