Delegada é afastada de cargo • Reprodução/redes sociais

A delegada Ana Paula Balbina, esposa de Renê da Silva Nogueira Júnior, homem que matou um gari a tiros em Belo Horizonte, recebeu uma nova licença médica, com prazo de 60 dias, por determinação da Polícia Civil de Minas Gerais.

O afastamento inicial começou no dia 27 de agosto. A nova licença foi concedida após a servidora ser submetida a outra perícia.

A delegada foi indiciada pela prática de crimes de porte ilegal de arma de fogo, já que a arma utilizada no crime pertencia a ela.

Durante o depoimento prestado à Polícia Civil, no dia 11 de agosto, data do crime, a delegada disse que nunca autorizou que o marido portasse ou usasse suas armas.

Cronologia do caso

  • Manhã de 11 de agosto: Laudemir foi morto a tiros por Renê enquanto trabalhava na coleta de resíduos em um bairro de Minas Gerais. O empresário alegou que o caminhão que o gari estava “atrapalhava o trânsito”.
  • 11 de agosto: horas depois Renê foi encontrado em uma academia do bairro.
  • 12 de agosto: A Corregedoria-Geral da Polícia Civil de Minas Gerais instaurou um inquérito para investigar se a arma de Ana Paula, delegado e esposa de Renê, foi utilizada no crime.
  • 13 de agosto: após audiência de custódia foi decretada a prisão preventiva do empresário (ele já possuía histórico criminal de violência doméstica e atropelamento com vítima fatal); imagens do momento do crime são divulgadas.
  • 14 de agosto: gravação do interrogatório de Renê é divulgada; defesa solicitou  remédio controlado e veto sobre registros fotográficos no sistema carcerário.
  • 15 de agosto: Justiça de Minas Gerais autorizou a quebra de sigilo de dados telefônicos e telemáticos do empresário; polícia confirma que a arma pertencia à Ana Paula.
  • 18 de agosto:  defesa de empresário deixa o caso; Renê confessa ter assassinado Laudemir.
  • 19 de agosto: MP pede bloqueio de bens  de empresário e esposa; nova defesa assume o caso.
  • 21 de agosto: Justiça nega bloqueio de bens.
  • 26 de agosto: Carta escrita por Renê diz que crime foi “acidente”; terceira troca de defesas.
  • 27 de agosto: Ana Paula é afastada do cargo de delegada por motivos de saúde.
  • 29 de agosto: polícia conclui inquérito sobre o caso.
  • 12 de setembro: MP denuncia e pede júri popular sobre o caso.
  • 15 de setembro: Renê vira reú por assassinar Laudemir.
  • Com informações de CNN Brasil.
Artigo anteriorHamas realiza onda de mortes em Gaza alegando combate ao crime e segurança
Próximo artigoAnálise: Cessar-fogo é assinado, mas cúpula sobre Gaza deixa pendências