
O delegado Paulo Mavignier, diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), publicou um novo vídeo sobre os perigos de jogos na internet que podem representar para crianças à exemplo do Roblox, propício para o aliciamento de menores.
Nesta quarta-feira, 13, o delegado falou do Doki Doki Literacy Club, o mais perigoso, com capacidade de manipulação psicológica, morte, suicídio e distorção mental, apesar da aparência inofensiva,
“Não tem sangue no início, não tem grito, mas ele destrói por dentro, devagar e friamente, sem que a vítima perceba”, alerta.
Paulo Mavignier destacou que a estratégia de manipulação do jogo começa controlando um garoto em um clube de literatura com quatro garotas simpáticas, apaixonadas por poesia, tudo colorido, tudo inocente demais.
Conforme o delegado, no decorrer do jogo, quando ocorrer o processo de apego psicológico, as personagens começam a morrer, a se suicidar, a se mutilar, seguido da acusação: “a culpa é sua”.
“Se você é pai, mãe e responsável, esse jogo não é brincadeira, ele pode fundir a cabeça do seu filho. Vasculhe imediatamente o celular que ele tem acesso para saber se ele teve contato com esse jogo” (ver vídeo).
De acordo com Wikipedia, o Doki Doki Literature Club! (DDLC) é um romance visual desenvolvido pela Team Salvato, lançado em 2017.
O jogo segue um estudante que, a contragosto, se juntar ao clube de literatura da escola, onde ele tem a opção de desenvolver um romance com uma das garotas, Sayori, Yuri ou Natsuki.
A narrativa é sombria e perturbadora, apresentando elementos de terror psicológico e uma estrutura de múltiplos finais, desafiando as expectativas do jogador.
O jogo foi bem recebido pela crítica e conquistou uma grande base de fãs online, recebendo críticas positivas por seu uso de elementos de terror e sua natureza não convencional.
Em abril deste ano, Paulo Mavignier usou as redes sociais declarou que a alta concentração de crianças no Roblox, combinada com a existência de um chat interativo, cria um ambiente propício para o aliciamento de menores.
À época, ele disse que o Roblox, que permite aos usuários criar e explorar mundos virtuais, é um dos jogos mais populares entre o público infantil e adolescente. No entanto, a liberdade proporcionada pelo chat e a interação online podem expor os jovens a riscos significativos, especialmente se não houver supervisão adequada.
Paulo Mavignier alertou sobre linguagem secreta usada por pedófilos na internet – terreno de risco para crianças e adolescentes, onde pedófilos têm desenvolvido formas cada vez mais sofisticadas de se comunicar e identificar vítimas.
Segundo o delegado, os abusadores digitais utilizam frases aparentemente inofensivas, que na verdade carregam conotação sexual, para marcar fotos de crianças ou enviar mensagens de forma velada, como “perdoe pequena”, usado como um sinal entre pedófilos para indicar interesse sexual em crianças.










