O deputado estadual Delegado Péricles (PL) anunciou, nesta segunda-feira (1), que enviará o Requerimento n° 2800/2022 ao Governo do Estado com solicitação de aumento para seis vezes o número de vagas dos convocados para as próximas etapas do concurso público da Polícia Militar (PMAM) e do Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBMAM). De acordo com parlamentar, o pedido é feito tendo com base estudo feito por equipe técnica e considera, prioritariamente, a necessidade do fortalecimento do efetivo das corporações no estado. Péricles afirmou, ainda, esperar sensibilidade por parte da gestão estadual durante avaliação do pleito levantado.
“Estou nesta luta com os concurseiros desde o início e eles sabem disso. Antes mesmo da confirmação do concurso já lutava pelo chamamento dos concursados do CBMAM de 2008 e propunha emendas que assegurassem dotação orçamentária para a realização desses certames. Não posso deixá-los na mão agora, mas gosto de trabalhar com o real. E esse é o melhor que podemos fazer neste momento”, continuou.
Recentemente Péricles comemorou o aumento em seis vezes no número de provas discursivas corrigidas pela Fundação Getúlio Vargas para o concurso da Polícia Civil do Amazonas (PCAM) e consequente publicação de uma segunda lista de aprovados. O deputado foi autor do requerimento atendido.
Péricles luta pela realização de concursos desde o início do mandato. Ainda em julho de 2020, apresentou três emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para que fosse assegurada previsão orçamentária para a realização de certames das Polícias Civil, Militar e do Corpo de Bombeiros. Em outubro do mesmo ano, o deputado assumiu reivindicação contra o prazo de 30 dias de intervalo entre a publicação do edital e a realização do concurso, conseguindo fechar em 60 dias. Nesse período, o deputado também disponibilizou apostilas de estudos para os concurseiros.