O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quarta-feira (14) que vai suspender o processamento de vistos de imigrantes para cidadãos de 75 países, incluindo o Brasil. A medida foi confirmada pelo Departamento de Estado em publicação na rede social X e faz parte de uma revisão nos critérios de concessão de entrada permanente no país, com foco em reduzir casos de imigrantes que se tornariam “encargo público” ao depender de assistência do governo americano.

Segundo informações divulgadas pela Fox News, que afirma ter tido acesso a um memorando interno com o plano, a restrição deve começar a valer a partir de 21 de janeiro e não tem data definida para terminar.

Em nota, o Departamento de Estado afirmou que o congelamento atingirá países “cujos migrantes recebem benefícios sociais do povo americano em taxas inaceitáveis”. O texto sustenta que a medida permanecerá até que o governo garanta que novos imigrantes “não irão extrair riqueza do povo americano”.

Apesar do impacto, a suspensão não vale para vistos de não imigrantes, como turismo e negócios, conforme detalhou a Associated Press ao explicar que a restrição se concentra apenas em solicitações de imigração.

Embora o Departamento de Estado ainda não tenha divulgado oficialmente a lista completa dos 75 países, o memorando citado pela Fox News inclui, além do Brasil, nações como Irã, Rússia, Afeganistão, Iraque, Somália e Tailândia, entre outras.

A suspensão, segundo a imprensa norte-americana, deve servir como uma pausa para que o governo reavalie os critérios atuais de concessão de vistos e endureça a análise de pedidos de imigração permanente.

Artigo anteriorSine Manaus oferta 194 vagas de emprego nesta quinta-feira, 15/01
Próximo artigoHenri Castelli tem nova convulsão após retorno à casa do BBB