A atuação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) no combate à pandemia do novo coronavirus, foi destacada na segunda-feira (20) pela deputada professora Therezinha Ruiz (PSDB) como exemplar, no esforço de produzir EPIs para proteger os profissionais de saúde que atuam nos hospitais de Manaus e no atendimento psicossocial à população.

As ações da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) também foram apontadas como fundamentais para a manutenção das aulas aos alunos da educação básica.

Therezinha ressaltou que a UEA já tomou a iniciativa de colocar os profissionais de saúde mental para prestar atendimento psicológico, de modo virtual, às pessoas que se encontram confinadas em suas casas apresentado algum tipo de distúrbio mental, e que estão impedidas de buscar tratamento, em função do isolamento social.

“Parabenizo a UEA, o reitor Cleinaldo Costa e as equipes de pesquisadores que estão produzindo os EPIs e álcool em gel, além dos terapeutas que estão atendendo a população. Esta é uma preocupação que eu levantei e apresentei requerimento, solicitando ao Governo do Estado, um serviço psicossocial on line às pessoas necessitadas de apoio, neste momento de dificuldades para toda a população”, salientou deputada.

Presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Therezinha Ruiz destacou ainda a atuação do titular da Seduc, Luis Fabian, e da titular da Semed, Kátia Helena, que em parceria, estão empenhados em viabilizar a transmissão das aulas em casa, para os alunos da rede pública da capital e do interior do Amazonas.

Além desse trabalho, Therezinha lembrou que as equipes de funcionários da Seduc e da Semed, estão fazendo a distribuição de alimentos da merenda escolar aos alunos em suas casas, contribuindo para minimizar a situação das famílias que ficaram sem renda financeira, em função da paralisação das atividades, por conta da pandemia do coronavirus.

Artigo anteriorDepois de conversa com Bolsonaro, comandante da 12ª Região Militar da Amazônia será o nº 2 da Saúde
Próximo artigoHigiene bucal pode ajudar a prevenir complicações da covid-19