A deputada estadual Mayra Dias (Avante) fez um discurso na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) sobre o “Agosto Dourado,” que simboliza a luta pelo incentivo à amamentação e rede de apoio ao aleitamento materno. Durante a semana mundial do aleitamento materno, de 1º a 7 de agosto, e ao longo do mês, são dedicadas ações para estimular a prática.

A deputada apresentou ainda um Projeto de Lei que torna obrigatória a oferta de consultoria gratuita de amamentação em unidades públicas de saúde do Estado do Amazonas. O objetivo é apoiar as mães, especialmente aquelas que não têm condições financeiras para pagar por consultorias particulares, incentivando-as a persistirem na amamentação. A medida, de baixo custo para o Estado, pode impactar positivamente a vida das mães e dos bebês.

“Quem é mãe sabe. É um desafio muito grande quando a gente não tem uma rede de apoio, quando a gente não tem informação e acaba desistindo de amamentar o filho. É por isso que apresentamos este projeto de lei”, afirmou a parlamentar.

“Existe muito esforço, muita dedicação e muita dor. Às vezes fissura. Portanto, esse é um projeto que pode impactar muito a vida de uma mãe”, completou.

Prestação de contas

Mayra Dias também prestou contas das ações realizadas durante o recesso parlamentar, incluindo a implantação da Ronda Maria da Penha em Parintins. “Somente nos primeiros dias de operação, foram registradas 30 ocorrências e 3 prisões por descumprimento das medidas protetivas de urgência”, destacou.

Além disso, em julho, a deputada promoveu um mutirão de saúde e assistência social em Nhamundá como parte do projeto “Ação em Dias,” que será realizado em outros municípios do interior do estado e em bairros de Manaus. A próxima ação está prevista para 18 de agosto em Barreirinha, no baixo Amazonas.

Artigo anteriorVereadores de Manaus retornam do recesso parlamentar utilizando nova tecnologia nas sessões plenárias
Próximo artigoRoberto Cidade homenageia pequeno gênio, Luan Gama, com Sessão Especial na Aleam