Foto: Tadeu Rocha

Com o objetivo de ampliar o acesso à saúde de qualidade para crianças e adolescentes que vivem nos municípios do interior do Amazonas, a deputada estadual Mayra Dias (Avante) apresentou um requerimento na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), que indica ao Governo do Estado a viabilidade de implantação do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC) em municípios polos estratégicos, incluindo Manacapuru, Itacoatiara, Parintins, Tabatinga, Tefé, Lábrea, Eirunepé, Humaitá, Coari e São Gabriel da Cachoeira.

Segundo a parlamentar, a expansão do CAIC para o interior torna-se imperativa para aliviar a demanda reprimida por atendimento especializado, contribuindo assim para a redução da mortalidade infantil e juvenil. O foco principal abrange a prevenção de doenças e agravos à saúde, a promoção de um desenvolvimento saudável e a proteção dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes.

“Esta população (crianças e adolescentes) enfrenta diversos desafios para garantir seus direitos à saúde, educação, informação e proteção social. A oferta desses serviços, muitas vezes, está concentrada nas áreas urbanas, deixando as regiões rurais com acesso limitado ou até mesmo inexistente”, destacou Mayra Dias.

No requerimento, a deputada enfatiza que a implementação do CAIC nos municípios polos do interior representa um avanço significativo para fortalecer as políticas públicas de saúde voltadas para crianças e adolescentes. O centro proposto visa oferecer atendimento e serviços multidisciplinares, abrangendo áreas como promoção da saúde, assistência médica, suporte psicossocial, atendimento pediátrico, odontológico, neonatal, além de serviços ambulatoriais, entre outras ações.

Artigo anteriorGastos de senadores do Amazonas com passagens até novembro foi R$ 597.038,71 contra R$ 231.987,05 em relação a 2022; Omar foi o campeão
Próximo artigoDébora Menezes celebra sucesso do PROERD, reforçando compromisso como madrinha do programa na formatura de mil estudantes