
A presidente da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul (RS), Nicole Weber (Podemos), afirmou em vídeo publicado nas redes sociais que recebeu uma emenda parlamentar de R$ 1,3 milhão de “presente” do noivo, o deputado federal Covatti Filho (PP-RS). O recurso será destinado à reforma da rede elétrica do Hospital Santa Cruz, que atende a população local e moradores de cidades vizinhas.
“Obrigada, deputado, pela disponibilidade de um valor alto, obrigada, Prof. Rolf, pela transparência e confiança, mas acima de tudo… Obrigada, povo santa-cruzense, que confiam em mim para suas emendas e me elegeu sua vereadora! É para isso que sou vereadora!”, escreveu na legenda do vídeo publicado no Instagram.
Montante recorde
Apesar da relação pessoal entre os envolvidos, não há ilegalidade no trâmite da emenda. No entanto, o Supremo Tribunal Federal (STF) tem cobrado, em diversas decisões, maior transparência e critérios técnicos na destinação das verbas parlamentares, também conhecidas como emendas Pix, buscando garantir que os recursos públicos sejam aplicados em áreas de real necessidade.
Até o momento, a emenda não aparece no sistema oficial de registros. Caso o repasse se concretize, será o maior valor parlamentar destinado a Santa Cruz do Sul desde agosto de 2021 e o segundo mais alto dos últimos 12 anos, segundo dados do Portal da Transparência. O montante supera em quase três vezes a maior emenda recebida pelo Hospital Santa Cruz, de R$ 419 mil, em 2017.
A reportagem tentou contato com a vereadora Nicole Weber e com o deputado Covatti Filho para mais esclarecimentos, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem. O espaço segue aberto para manifestações.