O deputado Mário César Filho (UB), realizou Sessão Especial em homenagem ao Dia do Confeiteiro nesta segunda-feira (24/2), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A data é celebrada anualmente no dia 02 de janeiro. A Sessão reuniu profissionais do setor para reconhecer a importância da confeitaria na economia e cultura do Amazonas.

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades e profissionais de destaque no cenário empresarial e educacional do Amazonas, entre eles a gestora de Projetos de Alimentos e Bebidas do Sebrae-AM, Débora Sales Pessoa;  a representante do Senai-AM, Lilia Dutra; diretora de Educação Profissional do Senac-AM, Ellen Marinho; a empresária e fundadora da Panadero Brasil, Gerizamar Moura; a confeiteira e instrutora do Senai-AM, Zenilde Cavalcante, a especialista em bolos artísticos e flores de açúcar, Zila Silva; o empresário e confeiteiro, Paulo Marinho e a secretária executiva adjunta da Seas, Selma de Lima Melo, representando o governador Wilson Lima.

O deputado destacou a importância de homenagear e reconhecer a classe profissional.

“O trabalho dos confeiteiros é uma arte que vai além da gastronomia. É uma expressão de cultura e tradição. Profissionais como Gerizamar Moura, Zenilde Cavalcante e Zila Silva entre outros homenageados, são exemplos do talento e dedicação que enriquecem o nosso estado”, afirmou o parlamentar.

A fundadora da Panadero Brasil, Gerizamar Moura, destacou sua emoção ao receber a homenagem.  “São 20 anos dedicados à confeitaria no Amazonas, trazendo inovação e qualificação para os profissionais da área. Esse reconhecimento nos incentiva a continuar”, destacou.

Outras homenageadas do dia, Zenilde Cavalcante, com mais de 24 anos atuando na formação de confeiteiros no Senai, celebrou a valorização do setor.  “A confeitaria é mais do que fazer doces, é transformar vidas. Essa homenagem representa cada aluno que encontrou um caminho na profissão”, ressaltou.

“Essa homenagem feitas aos confeiteiros de Manaus, pelo deputado Mario Cesar Filho é na verdade o reconhecimento de uma classe que desempenha grande importância no mercado produtivo da cidade. Reconhecimento de todo um trabalho, empenho, dedicação e profissionalismo, ser um confeiteiro é trazer alegria e amor para a casa dos clientes em forma de um bolo, de um doce, sonhado e idealizado para comemorar e celebrar a vida ou um momento, fazemos parte da história das pessoas”, disse Nayara de Oliveira Santos, da ‘Delícias da Nay’.

Nayara Santos, da ‘Delícias da Nay’, ao lado do deputado Mário César Filho, que prestou homenagem ao Dia do Confeiteiro

O impacto da confeitaria no Estado é enorme, gerando mais de 14 mil empregos diretos e 30 mil indiretos. São mais de 2.500 empreendedores formalizados no estado, contribuindo para a economia e o desenvolvimento do Amazonas.

O deputado Mário César Filho reafirmou compromisso com a valorização da classe confeiteira e o fortalecimento do setor.

“Seguiremos apoiando e criando iniciativas que impulsionam esses profissionais, garantindo mais oportunidades e reconhecimento para essa categoria tão essencial para nossa economia e cultura”, enfatizou.

A homenagem celebra não apenas os confeiteiros presentes, mas toda a categoria que adoça a vida das pessoas e impulsiona a economia do Estado.

Artigo anteriorSenador Eduardo Braga assume relatoria de PLP na CCJ e atua em outras três comissões