Foto: Leandro Cardoso

No Dia Mundial da Conscientização do Autismo, na terça-feira (2/4), o deputado Mário César Filho (UB) reuniu na sede da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), com a secretária Jussara Pedrosa. O objetivo do encontro foi discutir os procedimentos à implementação e emissão da Carteira Digital de Identificação para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O Projeto de Lei nº 62/2024, que propõe alterações na Lei nº 6.453 de 2023, proposto pelo deputado Mário César Filho, consolidando a legislação relacionada ao TEA, está em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação(CCJR) da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), aguardando o parecer.

O deputado explica que a reunião foi realizada para apresentar o projeto à secretária e discutir o processo de implementação digital após a aprovação.

“No Dia Mundial da Conscientização do Autismo, buscamos a secretária Jussara Pedrosa para apresentar o projeto, que visa reduzir atrasos causados pela falta de material para a emissão da CIPTEA, que será digitalizada. Nosso foco está nos autistas e nos pais atípicos, que frequentemente enfrentam dificuldades logísticas e burocráticas”, afirma o parlamentar.

Ele também destaca a economia significativa que a digitalização trará aos cofres públicos.

A secretária Jussara Pedrosa assegurou que a implementação será rápida e segura após a aprovação do projeto pela Aleam. “Vamos garantir aos autistas sua Carteira de Identificação de forma digital, de maneira rápida e segura”, disse.

O Projeto de Lei representa um compromisso com os autistas e os pais atípicos em todo o Amazonas, visando resolver questões logísticas e agilizar o processo de emissão da CIPTEA.

Artigo anteriorPresidente da Aleam, Roberto Cidade reafirma compromisso do Legislativo Estadual com as ações de regularização fundiária
Próximo artigoAdjuto Afonso pede celeridade na votação do Projeto que reajusta valor de benefício para hansenianos