
O deputado federal Saullo Vianna informou neste sábado (8) que solicitou exoneração do cargo de secretário da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) da Prefeitura de Manaus. O parlamentar retorna à Câmara dos Deputados para reassumir o mandato e realizar pessoalmente as indicações das emendas parlamentares destinadas aos municípios do Amazonas no orçamento federal de 2026.
Segundo Saullo Vianna, o retorno ao Legislativo é uma exigência regimental da Câmara, que determina que as emendas sejam registradas diretamente pelos parlamentares titulares de mandato.
“Trata-se de um procedimento comum e previsto em lei, adotado por todos os deputados que exercem funções no Executivo e precisam reassumir temporariamente o cargo”, explicou o parlamentar.
Saullo Vianna havia se licenciado da Câmara para comandar a Semasc, secretaria responsável por programas sociais como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), as Cozinhas Comunitárias, o acolhimento institucional e o Programa Prato do Povo, voltado à segurança alimentar e ao combate à vulnerabilidade social em Manaus.
Com o retorno de Saullo Vianna ao Parlamento, o suplente Pauderney Avelino (União Brasil) deixa a vaga de deputado federal, que volta a ser ocupada pelo titular.










