O deputado estadual Wanderley Monteiro (Avante), apresentou na terça-feira (09), o Projeto de Lei (PL) nº 463 de 2023, que visa instituir a Semana Estadual do Sistema Braille nas Escolas Públicas do Amazonas. O objetivo da proposta é promover a conscientização sobre a importância desse sistema para a inclusão e o desenvolvimento educacional de pessoas com deficiência visual.

A Semana Estadual do Sistema Braille será realizada anualmente durante a última semana de abril, coincidindo com o Dia Nacional do Braille, celebrado em 8 de abril. A abrangência da semana será em todas as escolas públicas do estado do Amazonas, englobando instituições de ensino fundamental, médio e educação especial.

Durante a semana, as escolas públicas deverão desenvolver uma programação especial com atividades que promovam o conhecimento e a valorização do sistema Braille. Entre as atividades propostas estão palestras, debates e oficinas sobre o sistema, exposições de materiais produzidos em Braille, como livros e cartazes, além de atividades práticas de aprendizado do sistema Braille, como a escrita e leitura tátil.

De acordo com o parlamentar, a implementação dessa semana especial é um passo importante para a valorização e o respeito às pessoas com deficiência visual. “Queremos criar um ambiente inclusivo nas escolas, onde todos os estudantes tenham oportunidades iguais de aprendizado. O Sistema Braille é fundamental para a autonomia e o desenvolvimento desses alunos, e essa semana será uma forma de difundir essa importância”, afirmou o deputado.

O Projeto de Lei tramita pela Casa para aguardar a aprovação e, caso seja aprovado, o governo estadual ficará responsável por regulamentar a lei e estabelecer as diretrizes complementares necessárias para sua efetivação.

Artigo anteriorAna Castela grava primeiro DVD da carreira e encanta público
Próximo artigoEm Manacapuru, Polícia Civil -AM prende três homens por estupro de vulnerável