O requerimento assinado pelos deputados Deputado Josué Neto, Delegado, Dra. Mayara Pinheiro, Fausto Junior, Felipe Souza e João Luiz, com pedido de intervenção Federal na saúde do Amazona foi aprovado nesta segunda-feira na Assembleia Legislativa do Amazonas, em sessão virtual.
O documento será entregue ao vice-presidente da República, Hamilton Mourão, que cumpre agenda nesta segunda-feira, em Manaus, teve votos favoráveis de 13 deputados: Abdala Fraxe, Adjuto Afonso, Belarmino Lins, Delegado Péricles, Dermilson Chagas, Fausto Jr., Felipe Souza, João Luiz, Josué Neto, Mayara Pinheiro, Serafim Corrêa, Sinésio Campos e Wilker Barreto.
A líder do governo, deputada Joana Darc (PL) se absteve e os deputados estaduais Saullo Vianna (PTB) e Dr. Gomes votaram contra.
O requerimento foi apresentado em caráter de urgência, nesta segunda-feira, à Mesa Diretora.
De acordo com os autores do projeto, não é todo tumulto que justifica medidas extremas, como a intervenção, adotada, por exemplo, para assegurar os direitos da pessoa humana.
No caso específico da saúde no Amazonas, dizem os parlamentares que o setor merece atenção não só pela situação atípica enfrentada com a pandemia do coronarívus mas, sobretudo, pela falta de zelo por parte do Poder Executivo do Estado.
“Verifica-se que o planejamento e execução da gestão da saúde em nosso Estado ocorre de forma desordenada e ineficiente. A saúde no estado entrou em colapso antes do previsto e nada está sendo feito para solucionar o problema”, destacam.
Requerimento