Foto: Mauro Smith

Com o tema “O Futuro da Educação no Brasil”, a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) realiza a 27ª Conferência nos dias 3, 4 e 5 de dezembro, na cidade do Rio de Janeiro.

Deputados estaduais do Amazonas participaram do primeiro dia de atividades, em sua maior parte, voltadas a eventos simultâneos de instituições ligadas ao trabalho das Casas Legislativas.

Segundo o deputado estadual João Luiz (Republicanos), membro da Diretoria Executiva da Unale e presidente da Comissão de Prevenção ao Suicídio e ao Uso de Drogas do órgão, a iniciativa é de fundamental importância para destacar o papel do Poder Legislativo na área da educação.

“Uma troca de experiências entre as Assembleias de todos os Estados só pode gerar frutos positivos. Me sinto privilegiado de poder estar aqui lutando pelo povo amazonense e pelo povo do Norte do Brasil”, destacou.

Ele enfatizou todas as atividades realizadas ao longo do ano pela comissão que preside, especialmente, no município gaúcho Venâncio Aires, considerada a cidade com maior número de pessoas em situação de depressão no país.

O próximo passo, de acordo com ele, é realizar eventos em São Gabriel da Cachoeira onde os números de pessoas depressivas também são muito altos.

“Os extremos do Brasil estão merecendo muito a nossa atenção”, completou.

Na avaliação da deputada estadual Joana Darc (União Brasil), além do intercâmbio de experiências, a conferência da Unale é uma oportunidade também para colocar a Amazônia em pauta.

“Expor a realidade do nosso Estado, nossas dificuldades e avanços”, ressaltou.

Ela também enfatizou a importância da abordagem de temas atuais como o uso das tecnologias na atividade parlamentar.

“Assuntos como Inteligência Artificial precisam estar na pauta das Casas Legislativas, para entendermos como isso pode ajudar a construirmos políticas públicas em benefício da população”, disse.

Escola do Legislativo

Presente na reunião da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo (Abel), o diretor da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, da Aleam, Jander Lasmar, afirmou que mais do que satisfação, é uma responsabilidade estar no evento representando o Poder Legislativo amazonense.

“Este ano não estamos concorrendo a nenhum prêmio, mas vimos dar o nosso depoimento dos resultados que a nossa Escola tem obtido, em seus 19 anos de existência”, contou, acrescentando que, no segundo dia do evento, a Aleam foi uma das convidadas do painel “O papel das escolas legislativas na formação dos servidores nas políticas públicas”.

Artigo anteriorFamília de cruzeirense morto em emboscada cobra indenização milionária do Palmeiras
Próximo artigoComandante Dan propõe a contratação dos aprovados nos concursos para as forças de segurança