Os discursos dos senadores Eduardo Braga (MDB-AM) e Omar Aziz (PSD-AM) em defesa da Zona Franca de Manaus (ZFM), na última reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) do Senado Federal, na quarta-feira (11/12), repercutiram positivamente na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), na Sessão Ordinária desta sexta-feira (13/12).
Durante seu pronunciamento, o deputado estadual Sinésio Campos (PT) apresentou moção de parabenização aos senadores pela postura, que ele definiu como firme, diante dos ataques que o modelo sofreu de quatro senadores, que se posicionaram contra os benefícios da ZFM, em especial do senador Sérgio Moro (UB-PR).
De acordo com Campos, os senadores amazonenses destacaram a necessidade de garantir o modelo econômico da Zona Franca no contexto do novo sistema tributário.
“Não queremos mais nem menos, queremos o que já temos. Queremos que a Zona Franca continue recebendo incentivos fiscais específicos, mesmo com a implementação do imposto sobre bens e serviços e da contribuição sobre bens e serviços para proteger a nossa competitividade regional. Vejo que este esforço do relator Eduardo Braga merece uma moção de parabenização pela forma que tem se posicionado em defesa da ZFM, que é um dos poucos modelos econômicos que geram emprego e renda no Amazonas”, afirmou.
Em seu discurso, o deputado Wilker Barreto (Mobiliza) também parabenizou os senadores. “O senador Sérgio Moro é totalmente desinformado sobre a importância e a dimensão que tem este modelo da Zona Franca para o país. Quero reconhecer o esforço da bancada do Senado que aprovou o texto que garante o incentivo da Zona Franca, falando em nome do nosso povo e salientar que na Câmara dos Deputados os nossos deputados devem ser aguerridos para defender o modelo econômico que liga não só economicamente o país, mas a sobrevivência do Brasil, já que este bioma está intrinsicamente ligado à questão climática”, afirmou.