Uma cessão de tempo em homenagem ao Dia do dermatologista foi realizada na manhã desta terça-feira (20), na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM). De autoria da deputada estadual Dra. Mayara Pinheiro Reis (Republicanos), a solenidade reuniu profissionais e instituições em destaque na dermatologia no Amazonas e no Brasil.

De acordo com Dra. Mayara, é necessário chamar a atenção do poder público para que haja mais investimentos em projetos que visam o atendimento da população, principalmente, no interior. 

“Essa homenagem é uma forma de dar voz aos profissionais dermatologistas e chamar a atenção do poder público para a necessidade da realização de investimentos em estrutura e incentivos para que projetos sejam concretizados, levando atendimento à população, principalmente, no interior. Temos algumas doenças tropicais que são endêmicas como a hanseníase, a leishmaniose, a lobomicose, além de doenças adquiridas pela exposição ao sol, como o câncer de pele, que atinge pessoas que trabalham na roça, os motoqueiros e também , outros tipos de câncer que são identificados por sintomas na pele e, esses profissionais são essenciais para o tratamento e recuperação desses pacientes”, explicou a parlamentar. 

A Fundação Hospitalar Alfredo Matta(FUHAM) foi representada pelo Diretor- Presidente, Dr. Carlos Alberto Chirano. O médico agradeceu pelo reconhecimento e aproveitou a oportunidade para alertar a população sobre a necessidade do zelo e responsabilidade com a própria saúde no dia a dia.      

“Me sinto honrado pela homenagem e agradeço em nome da categoria. Essa homenagem à dermatologia brasileira, uma especialidade que não deve nada a nenhuma outra no mundo, principalmente no Amazonas é de suma importância para falarmos sobre as doenças dermatológicas e também chamar a atenção da população para educação e conscientização, seja relativa à proteção, ao ambiente, equipamentos, utensílios ou alimentação para que tenham uma vida mais saudável. Só vamos ter uma população saudável quando as pessoas tiverem essa consciência, pois elas sabem o que é bom ou ruim, mas, precisam ter responsabilidade e zelo pela própria saúde.” Afirmou Chirano. 

Adryadne Adolfs está concluindo a residência em dermatologia na Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado (FMT) e representou a categoria na cerimônia. A médica falou sobre os desafios da especialização.  

“Estou feliz por estar representando a classe dos médicos residentes no FMT. Enquanto residentes estamos de manhã, à tarde e, às vezes, até a noite nos dedicando a aprender intensivamente sobre todas as áreas da dermatologia e sabemos da importância do trabalho desses profissionais que são a alma do serviço nos hospitais.  Agradeço à Dra. Mayara e estendo a homenagem a todos os colegas de profissão”, disse a médica. 

Instituições e profissionais homenageados receberam placas e certificados. Da FUHAM, os médicos:  Flaviano da Silva Oliveira, Isabel Cristina Lima Encarnação, Mariana Gianei Belan , Nadya Fernandes Picanço Lopes, Roberta Ferreira Nazareth Alagia e Silmara Navarro Pennini, Presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia(SBD). Da FMT, os homenageados foram: Adryadne da Silva Adolfs, Andrea Cavalcante Braga, Diego de Souza Pereira, Francilene Moreira Peçanha, Greicianne Rebelo Ferreira, Renata Freire Luna Braz e Rima de Souza Raad.

Artigo anteriorLutando contra leucemia, Fabiana Justus celebra: “Pequenas vitórias”
Próximo artigoDeputados da Aleam consumiram em 2023 250 mil litros de gasolina; o gasto foi superior a R$ 1,5 milhão