Historicamente, no período em que são disputados os jogos, o faturamento desse setor cresce 2,52%, em relação à média mensal dos meses imediatamente anteriores. Além disso, o fato de o campeonato deste ano ser disputado próximo ao pagamento da primeira parcela do 13º salário favoreceria a expansão de gastos por parte do consumidor.
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de São Paulo (Abrasel-SP) também produziu estimativas otimistas. De acordo com a previsão inicial, o faturamento dos associados deveria avançar entre 30% e 50% nos jogos.
Uma pesquisa realizada pela entidade entre 26 de outubro e 5 de novembro apontou que 47% dos bares e restaurantes de São Paulo exibiriam as partidas. Além do mais, nesse grupo, 38% fariam decorações temáticas e 7% promoveriam eventos especiais. Do total, 66% fariam algum tipo de promoção.
Procuradas pela reportagem, a Abrasel e a CNC informaram que não têm números fechados, mas deram início ao levantamento sobre perdas ou a não realização de receitas com a saída precoce do Brasil do Catar.