Reprodução/Internet

O desabamento de uma mina ocorrido na manhã de segunda-feira (22) no departamento de Antioquia, no noroeste da Colômbia, deixou 23 mineiros soterrados, informou a prefeitura de Segovia em um comunicado nesta terça (23).

Os trabalhadores “se encontram em bom estado de saúde” e em comunicação com o exterior, disse a prefeitura. Por telefone, eles recebem assistência médica e, dentro do lugar, têm acesso a alimentos, hidratação, mantas térmicas, ar comprimido e sistemas de ventilação que continuam funcionando, acrescentou.

De acordo com o comunicado, os trabalhos de resgate são realizados em três turnos, com a participação de trabalhadores da empresa proprietária da mina e funcionários da Agência Nacional de Mineração e da própria prefeitura.

“Estas ações são levadas a cabo com protocolos de segurança e manutenção, avançando na remoção de material para conseguir a saída segura dos mineradores”, sinalizou o comunicado.

CNN entrou em contato tanto com a prefeitura como a Agência Nacional de Mineração para pedir mais informação e aguarda retorno.

O desabamento ocorreu na segunda, cerca das 11h do horário local (13h de Brasília), no acesso principal da mina.

A situação se soma a outros episódios similares ocorridos ao longo do ano na Colômbia. Em julho, 18 mineiros ficaram soterrados e, depois de uma operação de 12 horas, foram resgatados após o desabamento de uma mina no município de Remedios, também no departamento de Antioquia.

Com informações de CNN Brasil.

Artigo anteriorTenente-coronel condenado em caso Naja se aposenta e recebe R$ 648 mil
Próximo artigoLula e Trump devem conversar por telefone ou vídeo, diz Mauro Vieira