A força-tarefa organizada pelo Governo do Amazonas continua, nesta terça-feira (08/10), o trabalho de busca e assistência às vítimas do deslizamento de terra ocorrido no Porto de Manacapuru, a 68 quilômetros de Manaus. O acidente, que aconteceu na tarde de segunda-feira (07/10), deixou duas pessoas desaparecidas e feriu outras dez, das quais oito já receberam alta e duas permanecem internadas no Hospital Regional Lázaro Reis, em Manacapuru.

A ação de resgate e suporte conta com a participação de equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil do Amazonas, Secretaria de Estado de Saúde (SES), Secretaria de Assistência Social (Seas), Secretaria de Segurança Pública (SSP), além das Polícias Civil e Militar.

Buscas e investigações em andamento

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre Freitas, explicou que as buscas foram interrompidas durante a noite devido à baixa visibilidade, mas foram retomadas na manhã desta terça-feira. “Ontem atuamos com equipes de mergulho e de buscas em superfície, tanto da capital quanto de Manacapuru. Continuaremos até encontrarmos as pessoas desaparecidas”, afirmou o coronel.

O delegado Mauro Soares, titular da Delegacia de Manacapuru, informou que foram registradas as notificações de desaparecimento de um homem de aproximadamente 36 anos e de uma menina de seis anos. A Polícia Civil segue com as investigações para entender os detalhes do ocorrido.

Monitoramento e prevenção

O coronel Clóvis, secretário adjunto de Defesa Civil, destacou o trabalho de monitoramento contínuo da Defesa Civil em todo o estado, especialmente durante o período de estiagem. Ele ressaltou que a secretaria já emitiu ofícios e recomendações aos municípios para a execução de planos de contingência, considerando o fenômeno das “terras caídas”, comum nessa época do ano. “Após as notificações da Defesa Civil, cabe aos municípios a elaboração e execução de seus planos de contingência”, explicou o coronel.

Saúde e assistência

De acordo com a secretária adjunta de regionalização da SES, Rita Almeida, nove pessoas foram atendidas no Hospital Regional Lázaro Reis na segunda-feira, dia do acidente. Nesta manhã, um senhor de 64 anos, que também esteve envolvido no incidente, procurou atendimento médico, sendo liberado após tratamento de escoriações leves. “No total, dez pacientes foram atendidos e, atualmente, dois permanecem internados”, informou Rita Almeida.

A força-tarefa seguirá em operação em Manacapuru para oferecer suporte às vítimas e às famílias atingidas, além de monitorar e prevenir novos acidentes na região.

Artigo anteriorDra. Mayara fala sobre o retorno de Adail Pinheiro à prefeitura de Coari
Próximo artigoCine Casarão recebe três estreias nesta quinta-feira (10/10)