Jose Luis Raota/Getty Images

O governo federal divulgou, nesta quinta-feira (30/10), dados do desmatamento na Amazônia e no Cerrado. De acordo com as informações, o desmatamento na Amazônia teve queda de 11,08% entre 2024 e 2025. No Cerrado, a redução foi de 11,49%.

As informações são referentes ao período entre 1º de agosto de 2024 e 31 de julho de 2025. Em um ano, a Amazônia registrou 5.796 km² de supressão de vegetação nativa, o terceiro menor índice da série histórica, que se iniciou em 2012. Os estados de Tocantins, Amapá, Roraima e Rondônia tiveram as maiores quedas.

No Cerrado, foram 7.235,27 km² de supressão. Trata-se da segunda queda consecutiva após cinco anos de alta. Tocantins e o Maranhão registraram redução da área desmatada. Já a Bahia e o Piauí tiveram alta em comparação ao ano passado.

O levantamento é produzido pelo Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), que mede os dados do desmatamento em biomas brasileiros.

Os dados foram divulgados pelo Ministério do Meio Ambiente em conjunto com o Ministério da Ciência e Tecnologia.

Com informações de Metrópoles.

Artigo anteriorDelegado baleado em megaoperação contra o CV precisou amputar a perna
Próximo artigoQuem era o soldado do CV decapitado que teve cabeça amarrada em árvore. Vídeo