*FALANDO DE MÃE*
Botão de rosa que vira flor
Para fecundar e nos dar a vida
A magnífica vida intrauterina
Uma cumplicidade de amor,
Ligados pelo Cordão umbilical
Estabelecem laços eternos
De amor incondicional,
Se comunicam pelo pulsar do coração
E trocam impulsos nervosos
Nos nove meses de gestação,
Chega o momento sublime de Deus
A Orquídea abre suas pétalas
E nos dá luz para a visão,
Por toda essa magia divina
A MÃE foi eleita uma estrela
Que brilhará em qualquer constelação,
Em nossa segunda vida
O néctar dos céus jorra das mamas
Pra nossa alimentação,
Surgem as tarefas infinitas
As noites mal dormidas
Ela faz tudo por nós, sem reclamação,
Chega o período escolar
Ela retorna ao estudo conosco
Nos segue na alfabetização,
Chegamos na adolescência
Até já ajudamos em casa
Mas ela aumenta a preocupação,
Ficamos adultos, ela segue nos resguardando
Não percebe que já crescemos
O Amor de Mãe não tem limitação,
Casamos, lhes damos netos
Ela se confunde em proteger os dois
Cuida de toda sua geração,
Por tudo isso repito a frase de criança
Parabéns
minha mãe querida
Mãezinha do Coração,
Hoje e em todos os dias
Você sempre será
Minha Rainha Fascinação!
MENSAGEM DO PROFESSOR RODRIGO FROES.
Entendo, como professor que viveu a pandemia perdendo amigos, sendo infectado pela covid-19, com crise de ansiedade e depressão por conta do isolamento e do aumento substancial da jornada de trabalho, que o primeiro ponto a ser pensado é que neste momento os sentimentos deverão ser acolhidos, e a maneira como isso será feito será primordial para tudo o que virá depois. Diversos são os motivos para o acolhimento, nossas crianças e jovens passaram por experiências de luto próximas a elas, de familiares, amigos e pessoas conhecidas, e as perdas vividas precisam ser tratadas de maneira especial.
Além disso, as mudanças de rotina que ocorreram, em suas vidas e na vida dos pais, irão novamente se transformar. Se foi difícil de repente estarem todos em casa, mudar a rotina novamente, se ausentar da segurança que o lar representa, pode também gerar alguns impactos. Principalmente aos menores, todo um período de readaptação à escola e de afastamento dos pais terá que ser feito novamente.
Para contribuir com esse momento tenho buscado me reunir com autoridades políticas, professores, gestores e secretários de educação de muitos municípios com o objetivo de somar esforços e experiências para essa nova realidade.
Lembrando sempre que o professor é uma figura fundamental, é o que está mais próximo fisicamente e emocionalmente da criança, é ele que ela irá procurar se sentir-se insegura ou desconfortável. Este deve sempre estar atento ao comportamento de seus alunos, bem como ao desempenho escolar e, se necessário, juntamente com a família, encaminhar para profissionais que poderão ajudá-los.
ISTO É FATO
Foi lançado hoje, de forma antecipada, o Prêmio Literário Cidade de Manaus. O evento existe há dez anos e, por conta da situação excepcional de pandemia que vivemos, tanto a seleção quanto contemplação dos vencedores, segundo a o Concultura e a Manauscult, ocorrerão ainda em 2021. O edital deve ser publicado de hj para amanhã no Diário Oficial do Município. Na ocasião revi grandes amigos, meus colegas de Faculdade de Direito Alonso Oliveira, presidente da Manauscult; Luís Eduardo Valois, meu brother, assessor jurídico da Manauscult; o meu confrade de Academia Amazonense de Letras e presidente do Concultura Tenório Telles; o Neilo Batista, vice do Concultura; o Mário Jorge Oliveira; e o Cristóvão Nonato: https://manauscult.manaus.am.gov.br/…/prefeitura…/