Divulgação/Detran-AM

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) informa que no mês de julho a Escola Pública de Trânsito (Eptran) irá oferecer, de forma gratuita, os cursos de Formação de Mototaxista, Instrutor de Trânsito, Condutor de Veículo de Emergência, Condutor de Transporte Escolar e Condutor de Transporte Coletivo de Passageiros, além de Formação de Diretor Geral e de Ensino, Direção Defensiva e Reciclagem de Condutor Infrator.

Ainda serão oferecidos os cursos de Atualização de CNH, Atualização de Mototaxista, Atualização de Transporte Escolar e de Transporte Coletivo de Passageiros, Atualização de Condutor de Veículo de Emergência, totalizando 13 cursos naquele mês.

Os interessados no curso de Diretor Geral e de Ensino e Direção Defensiva devem procurar, de maneira presencial, a secretaria da Eptran, localizada no posto da instituição no Shopping Manaus Via Norte, bairro Monte das Oliveiras, zona norte de Manaus, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Já interessados no restante dos cursos, podem ir a qualquer posto de atendimento do Detran-AM. Para mais informações, basta entrar em contato por meio dos números (92) 3643-0092 ou 3643-0057.

Arte: Detran-AM

Requisitos

Para os interessados no curso de Diretor Geral e de Ensino do Centro de Formação de Condutores (CFC), um dos requisitos é ser maior de 21 anos, ter comprovação de escolaridade de Ensino Médio, apresentar o certificado de conclusão do curso específico de capacitação para instrutor de trânsito realizado pelo órgão executivo de trânsito do Estado ou do Distrito Federal ou por entidade credenciada. Já os de mototaxistas, é necessário ter dois anos de habilitado na categoria “A” e ser maior de 21 anos.

A Reciclagem de Condutor Infrator é para aqueles que estão com o direito de dirigir suspenso, e que para reaver esse direito, devem passar pela reciclagem conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Aqueles interessados em realizar o curso de Direção Defensiva, devem atentar aos seguintes critérios: ser maior de 18 anos, possuir certificado de conclusão do Ensino Fundamental 2 (6° ao 9° ano) ou declaração escolar, caso ainda esteja cursando e ser habilitado.

O curso de Atualização de CNH é para pessoas que estão em processo de renovação ou adição de categoria, ou que a habilitação esteja vencida a mais de cinco anos, ou que CNH seja oriunda de um país estrangeiro.

Para o curso especializado para Condutor de Veículo de Emergência, os critérios são: ser habilitado nas categorias “A”, “B”, “AB”, “C”, “D” ou “E”; não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir, cassação da CNH ou pena decorrente de crime de trânsito, bem como não estar impedido judicialmente de exercer seus direitos. Os documentos necessários são a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e comprovante de residência.

No curso de Condutor de Transporte Escolar os interessados devem ser maiores de 21 anos; habilitado na categoria “D”; não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir, cassação da CNH ou pena decorrente de crime de trânsito, bem como não estar impedido judicialmente de exercer seus direitos. Os documentos necessários são a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e comprovante de residência.

Já para o curso especializado para Condutor de Transporte de Coletivo de Passageiro, os critérios são: ser habilitado na categoria “D” ou “E”, não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos 12 meses, não estar cumprindo pena de suspensão ou cassação do direito de dirigir.

Artigo anteriorEUA: homem é resgatado após 10 dias desaparecido em área montanhosa
Próximo artigoOrdem de retirar flutuantes do Tarumã é suspensa, garantindo a permanência dos flutuantes em suas atuais localizações