FOTOS: Isaque Ramos/ Detran-AM

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) passa a integrar, juntamente com o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar do Amazonas (BPTran), a operação “Carga Pesada”, tendo como alvo veículos de grande porte, deflagrada na manhã desta quinta-feira (11/05).

De acordo com Arthur Cruz, coordenador da equipe de fiscalização do Detran-AM, foram nove veículos autuados em decorrência das seguintes infrações: condução de veículo em mau estado de conservação, com defeito no sistema de iluminação, com falta de inscrição da tara e demais previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com o lacre de identificação violado e com falta de licenciamento.

A ação contou, também, com a participação do Batalhão Ambiental da PM-AM que realizou autuação ambiental em um dos veículos que estava transportando areia sem a documentação exigida pela legislação ambiental.

A fiscalização do Detran-AM tem a finalidade de garantir a segurança viária e evitar acidentes envolvendo veículos pesados, sendo fiscalizadas as condições dos pneus, luzes, equipamentos obrigatórios, estado de conservação, sinais identificadores do veículo, habilitação, validade do toxicológico e qualquer outra infração de competência estadual.

É importante ressaltar que a fiscalização de carga pesada não tem apenas a finalidade de autuar os infratores, mas também de orientar os motoristas e conscientizá-los sobre a importância de respeitar as normas de trânsito e de segurança viária, pois no trânsito, o sentido é a vida.

Artigo anteriorSecretário Marcelo Campêlo participa de reunião sobre regularização fundiária em Manaus e Rio Preto da Eva
Próximo artigoGoverno federal aumenta em mais de 1 milhão vagas em escolas de tempo integral