Jackyenjoyphotography/Getty Images

Com a chegada do verão no Brasil, o mês de dezembro marca a campanha “Dezembro Laranja”, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). O objetivo é conscientizar a população sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele. O Sport Life, em parceria com a dermatologista Dra. Raquel Ferrari, do Hospital São Luiz Morumbi, desmistifica três crenças populares sobre a exposição solar.

Mitos Sobre Exposição Solar no Dezembro Laranja:

1.Bronzeado é sinal de saúde:

Realidade: O bronzeado é uma resposta da pele à agressão da radiação ultravioleta (UV), indicando dano às células. Isso pode aumentar o risco de câncer de pele no futuro.

2.Pessoas de pele escura não precisam de protetor solar:

Realidade: Embora a pele escura tenha mais melanina, que oferece alguma proteção natural, ela não é imune ao câncer de pele. A proteção solar é essencial para todos os tons de pele.

3.Roupas com proteção UV eliminam a necessidade de protetor:

Realidade: Roupas com proteção UV são ótimas aliadas, mas não substituem o protetor solar, que continua indispensável, especialmente nas áreas da pele que permanecem expostas.

Prevenção:

Além de desmistificar essas crenças, a Dra. Raquel Ferrari reforça as principais medidas de prevenção:

  • Protetor Solar: Usar protetor solar com Fator de Proteção Solar (FPS) 30 ou superior.
  • Horários de Exposição: Evitar a exposição solar entre 10h e 16h, período de maior intensidade dos raios UV.
  • Acessórios de Proteção: Utilizar chapéus, bonés e óculos de sol com proteção adequada.
  • Hidratação: Manter-se hidratado.
  • Produtos Caseiros: Evitar o uso de produtos ou receitas sem comprovação científica para proteção solar ou bronzeamento.

A Dra. Ferrari conclui: “Cuidar da pele é um ato de amor e responsabilidade. O sol pode ser um grande aliado da saúde quando aproveitado com segurança”. 

Com informações de  SportLife

Artigo anteriorPrefeitura de Manaus aprimora drenagem na Zona Leste com intervenção completa no São José Operário