A Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou uma ação de testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) no ambulatório da unidade, na quarta-feira (04/12). Durante a ação, onde foram realizados 74 testes, com cinco resultados reagentes para sífilis e quatro para HIV. A atividade integrou as ações do Dezembro Vermelho, mês de conscientização e combate ao HIV/Aids.
Como parte da programação do Dezembro Vermelho, a fundação vai realizar testagens no dia 9 de dezembro, no Centro de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimi) Ada Rodrigues, localizado na avenida Brasil, Compensa, zona oeste, das 8h às 12h.
O estudante José Brasil, 20 anos, destacou a importância da iniciativa. “Acho muito importante é uma campanha que merece toda a atenção, principalmente para as pessoas que têm um parceiro fixo e vida sexual ativa. É sempre bom ficar de olho nesses exames e usar métodos de prevenção”, comentou ele, que tomou conhecimento da ação pelas redes sociais da FMT-HVD.
Para o diretor-presidente da FMT-HVD, Marcus Guerra, o objetivo da ação é sensibilizar a população. “As ações de testagem são importantes para incentivar os cidadãos a realizarem, mas também conscientizar sobre os métodos contraceptivos para evitar as doenças sexualmente transmissíveis”, disse.
Ainda segundo o diretor-presidente, no dia 12 dezembro, a FMT-HVD, em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), a Coordenação Estadual de IST, Aids e Hepatites Virais e a Sociedade Civil Organizada, promoverá o Simpósio Boas Práticas no Manejo HIV/Aids – Atualizações sobre HIV para Profissionais de Saúde. O evento vai acontecer no auditório da FMT e contará com palestras e oficinas práticas para capacitar profissionais que atuam diretamente com pessoas vivendo com HIV/Aids.
Testes rápidos
Os testes rápidos realizados pela Fundação de Medicina Tropical detectam HIV, Sífilis, Hepatite B e C, com resultados disponíveis em apenas 30 minutos. Pacientes com resultado positivo são encaminhados diretamente para atendimento médico na rede de saúde. Além das ações específicas, o serviço está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Manaus, garantindo maior comodidade e acesso à população.