Em um ano marcado pelo aumento das taxas de juros no mundo inteiro, os principais nomes de inovação foram bastante penalizados, com investidores vendendo seus ativos de risco e dando preferência a nomes de qualidade, com modelos de negócios já testados e comprovados ao longo dos anos.

Para Rodrigo Lima, analista de investimentos da Stake, tal desempenho se deve frente ao atual momento econômico mundial e deve se manter nos próximos meses. “Investidores em todo o mundo estão optando por ativos de investimento cada vez mais consolidados no mercado, com modelos de negócios já testados e comprovados pelo tempo, que não gerem preocupações sobre a viabilidade de seus projetos, como ocorre com companhias investidas por fundos de inovação”, explica.

Uma das maiores baixas neste período foi a dos fundos da Ark Invest, gestora especializada em fundos de inovação. O ARKK, principal fundo da empresa, gerido ativamente por Cathie Wood, acumulou, até o início de 2022, rendimentos superiores a +400% desde sua fundação em 2014. Entretanto, ao longo deste ano, o fundo acumula perdas de -61,64%, fazendo com que suas cotas sejam negociadas a valores próximos aos de janeiro de 2018.

Confira a performance dos fundos da Ark Invest em 2022:

Performance no ano (dados de 17/10/2022):

ARKK – ARK Innovation ETF: -61,64%

ARKG – ARK Genomic Revolution ETF: -47,83%

ARKW – ARK Next Generation Internet ETF: -62,23%

ARKQ – ARK Autonomous Technology & Robotics ETF: -43,15%

ARKF – ARK Fintech Innovation ETF: -62,01%

ARKX – ARK Space Exploration & Innovation ETF: -33,58%

IZRL – ARK Israel Innovative Technology ETF: -39,78%

Artigo anteriorDébora Menezes diz “que a ficha ainda não caiu” depois enfrentar difícil embate para conquistar uma cadeira na Aleam
Próximo artigoCasa de Theo Hernandez, do Milan, é assaltada com companheira e filho no local, diz jornal italiano