Neste dia 23 de dezembro é celebrado o Dia do Investigador de Polícia, uma data dedicada a homenagear os profissionais responsáveis por conduzir investigações e assegurar a ordem pública. A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) destaca a importância e reconhece a atuação desses servidores, que desempenham um papel fundamental na segurança pública em todo o estado.
Demonstrando compromisso com a segurança da população, o Governo do Amazonas, por meio da PC-AM, reforçou o efetivo de investigadores de polícia em 2023. Nomeando 99 investigadores entre dezembro de 2023 e agosto de 2024. Todos foram aprovados no concurso público realizado em 2022.
A medida faz parte do programa Amazonas Mais Seguro, que busca fortalecer o atendimento policial, tanto na capital quanto no interior, garantindo maior eficiência nas investigações e no combate à criminalidade.
Experiência policial
O investigador de polícia Maycon Soares, lotado atualmente no 10° Distrito Integrado de Polícia (DIP), ingressou na corporação em 2011, após ser aprovado em concurso público. Com 13 anos de experiência, Maycon participou de operações de grande impacto e acumulou uma trajetória marcante na Polícia Civil.
“Trabalhei em ações que marcaram minha carreira, como a escolta de autoridades em grandes eventos esportivos realizados em Manaus, mas destaco a Operação Tamoiotatá, de combate a crimes ambientais no sul do Amazonas. Essa operação foi importante, especialmente pelo contexto mundial de preocupação com o meio ambiente,” ressaltou o investigador.
Além disso, Maycon já atuou em diversas delegacias, incluindo a Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai), Delegacia Fluvial (Deflu), e os 6° e 23° DIPs. Ele enfatiza que, mesmo em casos menores e com pouca repercussão, o impacto direto na vida da população é significativo.
“Atuar em diferentes unidades policiais me deu uma expertise para lidar com os mais diversos tipos de investigações, permitindo ajudar a população de forma eficiente e competente,” destacou Maycon.
Desafios no interior do estado
Os investigadores que atuam em delegacias do interior enfrentam desafios únicos, lidando com demandas específicas das populações locais. O investigador Israel Pedroza, que entrou na PC-AM em dezembro de 2023 e está lotado na 47ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), em Nova Olinda do Norte (a 135 quilômetros de Manaus), compartilhou sua experiência.
“No interior, nosso trabalho vai além das investigações. Muitas vezes, atuamos como orientadores da população, que carece de informações. É uma forma de ajudar a sociedade que vai além da elucidação de crimes,” afirmou Israel.
Ele relembra um caso que marcou sua ainda curta trajetória: a investigação de um abuso sexual contra uma criança de 4 anos. “A mãe estava em estado de choque, e, como agentes de segurança pública, precisamos manter o sangue frio para lidar com situações tão delicadas. Nosso compromisso é reafirmado diariamente, desde o momento do juramento de posse,” concluiu o investigador.
A Polícia Civil do Amazonas parabeniza todos os investigadores de polícia pelo seu compromisso e dedicação em garantir justiça e segurança para a população, seja na capital ou nos locais mais distantes do estado. A data reforça o reconhecimento da importância desses profissionais no fortalecimento da segurança pública e no combate à criminalidade.