Passam-se as eras e entre as palavras-chaves quando pensamos em “Juventude” estão Energia, Coragem, Identidade e Criatividade. Palavras que só consideramos como virtudes se estiverem conectadas a Bondade. Afinal, onde exercitar a energia? Apenas com o corpo físico? Ou para gerar ações positivas para a humanidade? E a coragem? Apenas para correr risco de morte? Ou para enfrentar os desafios do tempo presente? E a identidade, com o que o jovem hoje se identifica? Com figuras famosas pela exposição nas mídias sociais ou com personagens que deram exemplos de heroísmo altruísta em qualquer momento da história? E a criatividade? Para encontrar “jeitinhos” e zombar dos outros ou para encontrar soluções para fazermos um mundo melhor e mais feliz?

Neste 12 de agosto, Dia Internacional da Juventude, o tema é convidativo para reflexões sobre o que é Ser Jovem. A filósofa Lúcia Helena Galvão Maya, professora da Organização Internacional Nova Acrópole, analisa que “o jovem deveria somar modéstia, a afeição (capacidade de sentimentos profundos), disposição para aprender, ou seja, querer saber o que que está por trás das aparências. Ter coragem de pensar por si só!  Por que isso? “Não, é a tribo! Todo mundo pensa assim e eu vou pensar também para ser aceito.”

O filósofo indiano Sri Ram em sua obra “Em Busca da Sabedoria” no capítulo “O Florescer da Consciência”, argumenta que a forma psíquica condicional pode ser mudada. “O jovem quando percebe que a ordem produz a criatividade, produz a inteligência, faz as coisas funcionarem. Ele pode expandir a ordem, não a abolir e viver no caos”, comenta a Profa. Lúcia Helena.

“A Juventude é, pois, não só a idade dos estudos intensos, dos primeiros trabalhos esperançados, do amor e da alegria, da ilusão otimista daquele que tem «toda a vida pela frente», mas também a da manifestação dos ideais… é a idade de gritá-los, de procurar impossíveis e de vencer tudo, inclusive de se vencer a si próprio.”, escreveu o filósofo Jorge Angel Livraga, fundador da Organização Internacional Nova Acrópole.

Dia Internacional da Juventude

 

O Dia Internacional da Juventude foi criado em 1999 pela ONU (Organização das Nações Unidas) com o objetivo de dar visibilidade para a temática e a importância da participação da juventude na solução dos desafios globais.

 

Sobre Nova Acrópole

 

Nova Acrópole é uma organização internacional de caráter filosófico, cultural e voluntário que atua há 65 anos na promoção do estudo da filosofia de maneira aplicada, buscando fazer com que os ensinamentos e experiências que deram sustentação às grandes civilizações sirvam de base para reflexões e ações que possam contribuir na construção de uma sociedade melhor.

 

Dicas

 

Dicas de palestras gratuitas disponíveis no YouTube sobre a temática da Juventude:

Artigo anteriorManauscult lança ‘Manaus Pró-Cultura’ para formação cultural e empreendedora de artistas e produtores do setor
Próximo artigoMP transforma em inquérito civil investigação sobre suposta ‘rachadinha’ em gabinete de vereador Professor Samuel