A Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou, por unanimidade, o projeto de lei da vereadora Professora Jacqueline (PHS), que institui o Dia Municipal do Turismólogo a ser comemorado anualmente no dia 27 de setembro. O turismo é um dos propulsores econômicos do país e não há como negar, segundo a vereadora, a importância deste setor como fator de desenvolvimento econômico, social e cultural.

Para a vereadora, o projeto é uma forma de prestigiar os profissionais e incentivar investimentos para o setor, que vem sofrendo com a grave crise econômica.

Na última pesquisa da Fipe (estudo de demanda turística nacional – 2012), encomendada pelo Ministério do Turismo, em 2011, os gastos com viagens dos amazonenses superaram em 46,2% as receitas dos turistas no Estado no que tange ao mercado nacional.

Nessa pesquisa, o Amazonas ocupava a 21º posição na recepção de turistas entre as unidades da federação. Recebeu 707 mil turistas que correspondem a 1,2% da demanda nacional, e emitiu 1,23 milhão de turistas (2,1% do mercado nacional).

“Atualmente, não se discute que o turismo tornou-se uma atividade organizada, com inúmeras implicações de ordem socioeconômicas de abrangência relevante, passando a necessitar de uma infraestrutura ampla e diversificada”, avalia a vereadora professora Jacqueline.

Pelo projeto, o turismólogo é o bacharel do curso de Turismo, que tem como funções primordiais planejar e gerir os destinos turísticos, os empreendimentos hoteleiros e as áreas correlatas à hospitalidade, contribuindo significativamente para melhoria de qualidade da atividade de toda a cadeia produtiva do turismo.

"No Brasil, a Lei nº 10.457, de 14 de maio de 2002, institui o “Dia do Bacharel do Turismo” a ser comemorado em todo o território nacional, no dia 27 de setembro, em alusão ao Dia Mundial do Turismo.

De acordo com o parágrafo único da lei, a data fará parte do Calendário Oficial de Eventos do Município de Manaus. O projeto vai à sanção do prefeito Arthur Neto.

Artigo anteriorVereador é preso em Eirunepé após arrombar portas de hotel
Próximo artigoRISCO DE ACIDENTE: Empresa deve indenizar trabalhador transportado em caçamba de caminhão