Foto: Hudson Fonseca

Finalizando o mês de novembro, voltado à conscientização da saúde do homem, a Diretoria de Saúde da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) faz um balanço das ações da campanha Novembro Azul, que alerta para importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros, depois do câncer de pele.

O gerente de Atenção à Saúde, Mikio Enokizono, enfatizou que a Casa facilita o acesso dos servidores aos exames, de forma gratuita. De acordo Mikio, este ano foram 119 participantes, o que, segundo o gerente, mostra a forte adesão dos servidores ao pacote.

“O cronograma da campanha iniciou no dia 1º de novembro, com a visita aos setores buscando falar com servidores sobre a importância da prevenção. A alta procura mostrou que nossos servidores se conscientizaram sobre a relevância de fazer exames preventivos”, destacou o gerente.

Após a busca ativa, aconteceu o período de inscrições, que ocorreu de 7 a 10 de novembro, seguindo para realização dos exames de sangue (PSA), de imagem USG (ultrassonografia), exame clínico e consulta, sendo todos oferecidos sem custo aos servidores. Eles aconteceram entre os dias 10 e 14/11.

O diretor de saúde da Casa, médico Arnoldo Andrade, informou que dentre os atendidos, 13 servidores apresentaram alteração dos exames de PSA, que serão acompanhados pelo departamento médico da Casa.

“É importante dizer que a alteração não significa que o paciente tem o diagnóstico de câncer de próstata, mas que precisa realizar exames complementares”, explicou Andrade, destacando, porém, a relevância da prevenção.

Artigo anteriorMounjaro ou Ozempic? Qual remédio emagrece mais? Novo estudo revela
Próximo artigo‘Regatão do Bem’ destina 57,7 toneladas de alimentos para comunidades do Amazonas