Capitão Alberto Neto, pré-candidato a Prefeitura de Manaus, quer acesso ao sistema interno de controle e dados de pesquisas eleitorais

O Diretório Municipal do Partido Liberal (PL) de Manaus, liderado pelo deputado federal Capitão Alberto Neto, pré-candidato à Prefeitura, tomou uma medida jurídica na tarde do último domingo (21). O partido ingressou com quatro ações na Justiça Eleitoral visando obter acesso ao sistema interno de controle e aos dados de pesquisas eleitorais recentemente publicadas na capital amazonense.

As empresas alvo das ações são a Nervera Serviços de Informática LTDA, que realiza a Pesquisa Atlas/Intel; Castro Marketing Direto Limitada, responsável pela Direto ao Ponto Pesquisas; Instituto Paraná de Pesquisas e Análise de Consumidor LTDA, mais conhecido como Paraná Pesquisas; e Pontual Pesquisas e Mídias Eirelli, operadora da Pontual Pesquisas. Estas entidades têm sido fundamentais na coleta e divulgação de dados eleitorais que influenciam a percepção pública e as estratégias dos candidatos.

O pedido de acesso aos dados segue precedentes recentes, incluindo uma liminar concedida pelo juiz Rafael Rodrigo da Silva Raposo da 62ª Zona Eleitoral de Manaus, que no último dia 17 atendeu a uma solicitação similar do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB).

Essa decisão anterior pode influenciar o desfecho das ações movidas pelo PL, indicando uma possível abertura para maior transparência nas pesquisas eleitorais.

Capitão Alberto Neto, que figura em terceiro lugar nas últimas pesquisas eleitorais, empatado tecnicamente com Roberto Cidade do União Brasil, busca através destas ações judiciais uma maior clareza nos métodos de pesquisa e nos dados que podem ser cruciais para a sua campanha. A decisão do juiz é aguardada com grande expectativa, pois pode ter implicações significativas para a legitimidade e a transparência das eleições municipais em Manaus.

Artigo anteriorWilson Lima realiza reunião estratégica com pré-candidatos a vereadores e amplia alianças para eleições
Próximo artigoImposto de Renda 2024: Tem consórcio? Saiba como declarar