O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) está em fase final das operações de dragagem do Rio Madeira, um projeto essencial para assegurar a navegabilidade e fortalecer as condições logísticas na Região Norte. As obras, iniciadas em agosto, visam melhorar o transporte fluvial na área, especialmente em pontos críticos, como Miriti, Costa São Paulo, Salomão e Curicacas, e, atualmente, no canal de Bom Jardim, próximo a Porto Velho.

Ao remover aproximadamente um milhão de metros cúbicos de sedimentos, o DNIT restabeleceu a navegação segura nos canais do rio, possibilitando o tráfego seguro de embarcações. Com a elevação do nível das águas, todos os canais entre Porto Velho e Manicoré já estão navegáveis, beneficiando diretamente o transporte de produtos e o desenvolvimento econômico regional.

Além de garantir a eficiência do transporte, essa operação visa atender aos desafios logísticos impostos pela seca histórica que afeta o Rio Madeira, sendo crucial para o escoamento de produtos da região e para a economia local.

O DNIT reforça o compromisso com a segurança e eficiência do transporte fluvial, visando reduzir os impactos das secas severas que comprometem a trafegabilidade dos rios no Norte do país.

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