Cerca de 2 toneladas de drogas, entre cocaína e maconha tipo skunk foram apreendidas neste sábado (16), durante operação realizada no rio Solimões, no município de Coari(a 363 quilômetros a oeste de Manaus). Na ação, houve confronto entre os policiais militares e os criminosos. Também foram apreendidos fuzis, metralhadora e lancha semiblindada usada para o transporte do material ilícito.
De acordo com o subcomandante do Comando de Policiamento Especializado (CPE) da PMAM, tenente-coronel PM Peter Santos, após o recebimento de informações de inteligência da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Amazonas (FICCO/AM), sobre o transporte de drogas na região do rio Solimões, os policiais militares da Companhia de Operações Especiais (COE) prepararam uma estratégia de abordagem. Durante a operação, os infratores efetuaram disparos contra os PMs, que revidaram a ação criminosa.
As drogas estavam armazenadas em 44 sacos de fibra, neles continham cerca de uma tonelada e 700 quilos de cocaína e quase 300 quilos de maconha tipo skunk. Foram apreendidos, também, quatro fuzis de uso restrito; uma metralhadora MAG de uso restrito das Forças Armadas; uma lancha semiblindada com dois motores, usadas para transportar os entorpecentes e o grupo criminoso; 21 carregadores e 1.781 munições. Ninguém foi preso.
Todo o material apreendido, que equivale a mais de R$ 134 milhões de prejuízo ao crime organizado, foi encaminhado para a sede da Polícia Federal, no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus.
De acordo com o diretor-executivo da Polícia Federal do Amazonas (PF/AM), delegado Sávio Pinzon, as investigações apontaram que a droga veio do Peru, com passagem pelo município de Tabatinga.
Com informações de d24am.